Saiba mais sobre Victor Jara, se não o conhece bem. Leia e veja documentário sobre ele em Especial 39 anos do 11 de setembro: documentário sobre Victor Jara. Ele merece a sua homenagem! TP.
Um juiz chileno processou oito ex-oficiais do Exército como responsáveis pelo assassinato do cantor Víctor Jara, segundo o jornal espanhol “El País”. O crime ocorreu em setembro de 1973, dias depois do golpe de estado liderado por Augusto Pinochet.
A resolução, ditada pelo juiz especial do tribunal de apelações de Santiago, Miguel Vásquez, inclui oito militares que na época eram tenentes e responsáveis pelos prisioneiros confinados no Estádio Chile, em Santiago. Dois foram acusados como autores do homicídio qualificado e os outros seis como cúmplices.
Segundo Vásquez, em 11 de setembro de 1973, tropas do Exército sitiaram a Universidade Técnica do Estado e detiveram milhares de alunos, docentes e funcionários da instituição, entre os quais estava Víctor Jara.
A maior parte dos detidos foi levada para o Estádio Chile — que em 2003 foi renomeado como Estádio Víctor Jara — sob responsabilidade de oficiais do Exército. Jara foi torturado e executado cinco dias depois.
O cantor foi atingido por 44 tiros e jogado em uma rua de Santiago.
Com informações do “El País”.
—
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1207801-tribunal-ordena-prisao-de-acusados-pela-morte-do-cantor-chileno-victor-jara.shtml
Finalmente se vislumbra uma possibilidade de que esses assassinos sejam punidos.