Servidores da AGU pedem “fora Adams”

O AGU Luís Inácio Adams considerou "reprovável" a atitude do ex-assessor no órgão e se disse magoado e chocado

Servidores da AGU (Advocacia-Geral da União) fizeram manifestação em frente ao órgão, em Brasília, para pedir o afastamento do ministro Luís Inácio Adams. Os funcionários querem que ele seja investigado para saber se tinha conhecimento da participação de José Weber Holanda, até sábado seu braço direito na AGU, em suporto esquema de corrupção.

De acordo com apurações da Polícia Federal, Weber integrava uma quadrilha que comprava pareceres públicos para atender a interesses privados. “O escândalo demonstra o equívoco da gestão dele na AGU. A concepção dele é de uma advocacia de governo, e não da defesa da União”, afirmou Allan Titonelli, presidente do Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional). “Se for necessário, o ministro deve ser afastado”, disse Simone Fagá, diretora da Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).

Magoado

Luís Inácio Adams afirmou que está “magoado, chocado e triste” com o envolvimento do seu ex-braço direito na Advocacia-Geral da União em esquema de corrupção, mas ressaltou que não vê crime na atuação de José Weber Holanda. Weber é acusado pela Polícia Federal, na Operação Porto Seguro, de integrar quadrilha que atuava na venda de pareceres técnicos para favorecer interesses privados. 

Na AGU , Weber era advogado-geral adjunto e trabalhava em sala contígua à do o chefe. Ele é concursado, mas perdeu o cargo de confiança. Adams considerou “reprovável” a atitude do ex-assessor de encaminhar parecer em análise pelo órgão a Paulo Vieira, então diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) e, segundo a Polícia Federal, chefe do esquema de corrupção de funcionários públicos em troca de pareceres.

“Acho que ele não deveria ter feito isso. Não necessariamente é crime, mas é algo reprovável”, afirmou. O advogado-geral também minimizou o peso da atuação do seu ex-braço direito na AGU.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O ministro Luís Inácio Adams afirmou em entrevista que não pediu demissão e nem colocou o cargo à disposição da presidente Dilma Rousseff porque não considera ser responsável pela conduta do assessor.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/11/30/noticiasjornalpolitica,2963137/2012-3011po2310-servidores-da-agu-pedem-x201c-fora-adams-x201d.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.