Campanha viva a Vila Autódromo! Rio sem remoções!

Por Adriana Britto*

A Comunidade Vila Autódromo existe na cidade do Rio de Janeiro há décadas, e foi se desenvolvendo às margens da lagoa de Jacarepaguá, sendo inicialmente formada por pescadores, chegando hoje ao número aproximado de 400 famílias. É um exemplo de luta para dezenas de outras comunidades que tem sido ameaçadas ou despejadas em razão de políticas públicas que desrespeitam frontalmente o direito à moradia e à cidade. Isso porque, apesar das diversas tentativas de remoção ao longo de quase vinte anos, vem se mantendo e se fortalecendo diante de cada novo desafio enfrentado.

O paradigma de resistência dos moradores da comunidade Vila Autódromo, e de suas lideranças incansáveis motiva não só a outras comunidades mas tem possibilitado a formação de uma enorme rede de apoio formada por movimentos sociais, pesquisadores, integrantes do sistema de justiça, estudantes, militantes de direitos humanos autônomos e cidadãos(as) que não se conformam com a injustificada remoção.

Para dar maior visibilidade à história da Vila Autódromo e de outras comunidades que têm enfrentado ameaças de remoções, impulsionadas enormemente pelos projetos relacionados aos megaeventos que terão lugar na cidade do Rio de Janeiro, o GT Remoções do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas – Rio de Janeiro começou a discutir a criação de uma campanha “Rio sem Remoções”.

COMO FOI CONSTRUÍDA ESSA CAMPANHA?

Além das lideranças da comunidade e do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, somaram-se outros voluntários e apoiadores que se identificaram com essa luta e tomaram para si a missão de participar ativamente de mais esse importante capítulo da história da Vila Autódromo. Assim, sem um planejamento estratégico ou mesmo uma coordenação centralizada, e de uma forma muitas vezes improvisada e sempre bastante criativa e participativa, foram sendo fundadas e executadas as ações da campanha.

LANÇAMENTO OFICIAL

A Campanha Viva a Vila Autódromo. Rio sem remoções! foi lançada oficialmente no dia 20 de junho de 2012, dentro de uma grande manifestação global em apoio à comunidade, organizada como uma das atividades da Cúpula dos Povos (evento paralelo à conferência Rio +20) e que contou com a participação de cerca de 5000 pessoas. Alem dos participantes presenciais, várias pessoas acompanharam a mobilização pela internet acessando ao vivo através de streaming.

O Conselho Popular, movimento que reúne comunidades ameaçadas de remoção, também produziu um manifesto e ajudou na organização das atividades do ato. O Movimento Nacional de Luta por Moradia, que acompanha a luta da Vila Autódromo, realizou uma vigília na noite anterior e trouxe para a comunidade militantes de todo o Brasil.

PRODUZINDO IMAGENS

Foi realizada uma oficina de cartazes, para pensar na produção de imagens da campanha, e a partir do que foi discutido – com a participação (sempre) de integrantes da comunidade e numa colaboração entre uma designer criou-se logotipos em duas versões: preto e azul (melhor custo-benefício para impressão em camisetas) e colorido (para internet e banners). Também foi criada uma série de cartazes virtuais “modalidades esportivas”, com o objetivo de mostrar quanta vida existe na comunidade e, com isso reforçar os aspectos positivos que existem também nas favelas.

Utilizando o logotipo criado – Viva a Vila Autódromo – Rio Sem Remoções, foram confeccionadas 200 camisetas que foram vendidas/distribuídas e utilizadas por um grupo representativo que participou da manifestação em apoio à Comunidade, sendo que algumas delas foram distribuídas a moradores da comunidade. O impacto visual causado foi importante, e tem efeitos contínuos, já que continuam sendo usadas pelas pessoas em seu dia-a-dia, constituindo uma forma de divulgação contínua da campanha, apta a atingir os mais diversos destinatários.

Alguns banners também foram produzidos, em tamanhos diversos e utilizando todos os modelos criados, e foram essenciais para a produção de imagens da campanha e para impactar positivamente todos os atos e manifestações dos quais a comunidade já participou. Um exemplar também ficou em local de destaque na Associação de Moradores, contribuindo para reafirmar aos moradores a potência da comunidade e de sua luta por permanência. A partir de recursos do Ponto de Mídia Livre – Revista Global, foram confeccionados 600 adesivos utilizando todos os logotipos e modelos de cartazes, que foram distribuídos aos participantes do ato.

Os custos financeiros para produção desses materiais foram supridos pela venda de camisetas e também financiados por recursos destinados pelo do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, contribuições voluntárias de defensoras públicas integrantes da Articulação Fórum Justiça (espaço aberto para movimentos sociais, academia e integrantes do sistema de justiça discutirem o tema da participação popular no sistema de justiça) e outros tipos de contribuição.

PÁGINA NO FACEBOOK

Mais de 1000 pessoas já curtiram a página da campanha Viva a Vila Autódromo no facebook, que adota a mesma identidade visual e é um instrumento ágil de divulgação permanente de notícias relacionadas à comunidade, além de atividades e eventos a ela relacionados. A administração da página é compartilhada por várias pessoas, possibilitando que seja constantemente atualizada sem sobrecarga de nenhum dos apoiadores; e também que seja enriquecida com as contribuições distintas que cada um pode aportar. Ainda no facebook, embora sem uma campanha oficial, por iniciativa de algumas pessoas que lançaram a ideia  o logotipo da campanha acabou sendo adotado como foto de perfil de vários apoiadores, que conseguem também dessa forma, reforçar a luta em favor das comunidades e contra as remoções!

PORTAL DA CAMPANHA NA INTERNET

O portal da campanha pretende dar visibilidade à história da Comunidade e de sua luta e, para tanto, traz relatos com a memória de moradores, declarações de apoiadores, histórico dos diversos argumentos que já foram utilizados ao longo dos anos para tentar justificar o injustificável: a remoção dos moradores. Encontramos também no portal o Manifesto “Vila Autódromo: um lugar marcado para viver”, que pode ser acessado aqui, e que já recebeu o apoio de mais de 2.500 pessoas! Um dos pontos centrais da campanha, inclusive, é a obtenção de adesões ao manifesto, o que tem sido o principal aspecto de divulgação da página do facebook. É também é uma ferramenta “em construção”, pois pretende-se ampliar o conteúdo para incluir notícias que vem sendo publicadas em todo o mundo abordando a luta da Comunidade, os logotipos da campanha para serem replicados e propagados e outras ideias ainda a serem elaboradas.

PLANO POPULAR

Outro aspecto que deve ser destacado na história de resistência da Vila Autódromo é o aspecto da luta pela urbanização e pelas melhorias para a comunidade, e que avançou de forma significativa com a construção de um PLANO POPULAR, elaborado em parceria com duas universidades pública (Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ e Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense do NEPHU/UFF). O Plano Popular da Vila Autódromo é um plano de desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural que oferece uma alternativa democrática (contou com amplo debate e participação popular), econômica (é muito mais barato do que o custo com a remoção) e que garante a efetivação do direito à moradia adequada, que pressupõe condições de infraestrutura e acesso a serviços públicos, e outros direitos humanos correlatos.

No dia 16 de agosto de 2012 houve uma reunião de integrantes da comunidade com o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que entregaram o Plano Popular juntamente com o manifesto e as assinaturas coletadas até aquele momento. No mesmo momento, houve um twitaço convocado por internautas contra as remoções, com a utilização das hashtags #remoçãonão e #vivavilaautodromo e sugestão de mensagens contra as remoções. Foi mais um capítulo na história da comunidade. E outros virão. Queremos conquistar novos apoiadores e buscar a adesão da população carioca para essa causa, que diz respeito à preservação do direito à moradia e demais direitos humanos de dezenas de famílias, que vem sofrendo os impactos drásticos dos megaeventos e megaprojetos.

Por uma cidade para todos!

Viva a Vila Autódromo!

*Adriana Britto – Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito – UERJ. Atuou no Núcleo de Terras e Habitação. Atualmente, é articuladora do Fórum Justiça.

http://www.revistaglobalbrasil.com.br/?p=1210

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.