Além do apoio na divulgação, a Seind vai realizar oficinas nas regiões do Baixo Amazonas, Purus, alto Solimões, Manaus, alto rio Negro e Região Metropolitana de Manaus, para ajudar na elaboração de iniciativas indígenas, cujas propostas deverão concorrer ao prêmio
As comunidades indígenas do Amazonas começam a ser mobilizadas pelo Governo do Estado para participar da 4ª. Edição do Prêmio Culturas Indígenas. O edital do certame, que vai premiar 100 projetos voltados às práticas que valorizem as culturas tradicionais dos povos indígenas, já foi publicado pelo Ministério da Cultura (MC) e as inscrições começam no dia 5 de novembro e vão até 5 de fevereiro de 2013.
Técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) estiveram nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte para apresentar informações básicas sobre o prêmio às comunidades do alto Solimões. Aproximadamente 60 indígenas dos povos Tikuna, Kokama, Marubo, Mayoruna e Matis participaram das reuniões.
Além do apoio na divulgação, a Seind vai realizar oficinas nas regiões do Baixo Amazonas, Purus, alto Solimões, Manaus, alto rio Negro e Região Metropolitana de Manaus, para ajudar na elaboração de iniciativas indígenas, cujas propostas deverão concorrer ao prêmio. “O ministério solicitou o apoio, de forma oficial, na divulgação e na elaboração das iniciativas indígenas, e essas reuniões que tivemos no alto Solimões foram apenas um diálogo inicial sobre a questão”, informou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi), Rose Meire Barbosa. “As oficinas já começaram a ser elaboradas”, ressaltou.
Homenagem
A edição deste ano do Prêmio Culturas Indígenas homenageia Raoni Metuktire, liderança do povo Mebengokre, conhecido internacionalmente por sua luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação das florestas e dos rios da Amazônia.
Desde 2006, quando foi criado, o concurso já reconheceu 276 iniciativas de fortalecimento cultural. Podem participar do edital, iniciativas indígenas de valorização cultural articuladas coletivamente e aprovadas pelas comunidades e organizações indígenas.
Apoio
A organização proponente desta edição do prêmio é a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), entidade integrante da coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O edital é realizado em parceria com a Petrobras, por meio da Lei Rouanet.
–
http://www.ejornais.com.br/jornal_a_critica.html
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.