BA – Barra do Choça: Projeto de lei prevê a regulamentação do plantio de eucalipto no município

Foi realizada no último dia 19, na Paróquia Senhor do Bonfim, a reunião de mobilização para divulgação da Lei, da iniciativa popular, que visa regulamentar o plantio de eucalipto em Barra do Choça. Participaram do encontro, o vereador Jorge Amorim, representantes da Igreja Católica, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, do Assentamento Pátria Livre, do Povoado de Cafezal, da Comunidade de Santo Expedito e Nossa Senhora das Graças.

O objetivo da reunião foi apresentar aos representantes das entidades e segmentos o projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores de Barra do Choça no dia oito de maio. O projeto tem por finalidade dispor sobre medidas de preservação ambiental, plantio e replantio de florestas de eucalipto ou de outras essências florestais exóticas para fins de uso doméstico ou industrial no município.

Está prevista, ainda, a elaboração de um cronograma de visitas às comunidades do município para divulgação do projeto de lei e incentivar a coleta de assinaturas do eleitorado. Assim, a lei, tendo apoio da população, poderá ser sancionada e, logo mais, aplicada para a regulamentação da monocultura do eucalipto, que tem avançado bastante na região. Estima-se que já tenha em Barra do Choça há mais de 300 hectares com esta árvore.

A preocupação a cerca do cultivo dessa planta é porque ela traz danos para o meio ambiente e a comunidade. “O projeto não proíbe, mas dificulta o plantio desta espécie, que é extremamente nociva tanto para meio ambiente quanto para a sociedade. A plantação do eucalipto vai ocupar as terras férteis, que poderiam estar produzindo alimento. Vai trazer desemprego e encarecer os produtos. Quem ganha com esse cultivo é o grande produtor, o grande latifundiário”, afirmou o vereador Jorge Amorim.

Segundo, Diacísio Ribeiro, coordenador da Pastoral da Terra, o eucalipto é uma cultura que necessita uma grande quantidade de água, sobretudo na fase de crescimento. Onde tem esta planta é comprovada a morte de nascentes. Ela seca o solo, tanto em nutrientes quanto em água. Com isto, a terra é predestinada a se tornar um deserto. “Conheço áreas que hoje são desertos. Porque há 30 anos plantaram eucalipto, e hoje é impossível recuperar. Poderia até recuperar, mas por um custo muito alto. A terra onde se planta eucalipto é uma terra fadada a virar deserto. Primeiramente é um deserto verde, porque é uma única planta no lugar onde havia uma grande biodiversidade de plantas e animais de várias espécies. E ele tem uma competição muito grande com elas e o eucalipto acaba predominando”, informou Ribeiro.

O vereador Jorge Amorim completou, “fica aqui o apelo para que a população de Barra do Choça procure assinar esse projeto de iniciativa popular, que é o primeiro no município em relação à questão ambiental”, disse.

BARRA DO CHOÇA: Lançado Abaixo-assinado DIGITAL, para Projeto de Iniciativa Popular contra o plantio do Eucalipto no município, visando obter maior número de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular que DISPÕE SOBRE MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, PLANTIO E REPLANTIO DE FLORESTAS DE EUCALIPTO OU DE OUTRAS ESSÊNCIAS FLORESTAIS EXÓTICAS PARA FINS DE USO DOMÉSTICO OU INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA.

O vereador Jorge Amorim, um dos responsáveis pela proposta no município, lançou nesta segunda-feira, 15 de julho de 2012, um abaixo-assinado digital para que as pessoas possam estar participando da votação mesmo fora do município. O objetivo, é despertar em outros municípios a possibilidade de realizar ação semelhante.

Plantio de eucalipto em povoado Cafezal é motivo de preocupação

O vereador Jorge Amorim (PV), voltou a mencionar a sua preocupação quanto o plantio de eucalipto na área próxima do Povoado Cafezal. Segundo o vereador uma comissão de moradores o procurou para relatar a situação do povoado. O vereador por sua vez, sugeriu aos moradores que levantassem uma abaixo-assinado, e que este deveria ser entregue na Câmara Municipal para os vereadores, ao Ministério Público e ao Prefeito Municipal.

Jorge Amorim, afirmou que apesar de não haver uma lei no município que proíba o plantio de eucalipto em áreas urbanas, disse, acreditar no bom censo da Justiça e do Ministério Público em coibir o avanço desta cultura nas proximidades do povoado. Ele afirmou ainda que o plantio do eucalipto em áreas urbanas pode ocasionar tragédias como, incêndios, secando fontes e lençóis freáticos, desemprego, fome, além de servir de esconderijo para marginais, dentre outros.

Enviada por Mayron Régis.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.