Cabral sobre realocar índios vizinhos ao Maracanã: ‘não é problema meu’

Governador diz que o prédio está “no meio do caminho de uma concepção de segurança”

Jornal do Brasil – Igor Mello

Apesar de reconhecer que a demolição do antigo Museu do Índio, no Maracanã, não foi uma exigência da Fifa, como havia declarado na semana passada, o governador Sérgio Cabral voltou a defender a demolição do prédio que, para ele, não tem valor histórico. Segundo Cabral, a construção está “no caminho de uma concepção de segurança” e o destino dos cerca de vinte índios que vivem no local não lhe diz respeito.

O governador seguiu a linha do pronunciamento do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, e deu a entender que a suposta determinação da Fifa, na verdade, foi um erro de comunicação:

“Na verdade não foi uma exigência da Fifa. Ela pede uma área de mobilidade com determinadas características. E no meio do caminho tem esse prédio, que não é tombado e não tem nenhum valor histórico. Portanto, não tem cabimento ele ficar no meio do caminho de uma concepção que é para garantir segurança e conforto para milhares de pessoas que vão ao Maracanã”, afirmou.

O líder dos indígenas, cacique Carlos Tucano, cobrou que as autoridades ofereçam como alternativa “um lugar digno”, caso o antigo museu realmente seja demolido. No entanto, Cabral surpreendeu ao dizer que o destino da aldeia não lhe diz respeito:

“Isso aí é um problema da Funai, não é problema meu. O fato é que nós compramos o prédio, pagamos por ele para destruí-lo e permitir que a população tenha qualidade de mobilidade para ir e vir no entorno do Maracanã. Estamos dando à população do Rio e do Brasil o melhor estádio da América Latina e um dos melhores do mundo, com conforto interno e externo”, disparou.

Índios criticam governantes e prometem “não arredar pé”

Horas antes da declaração de Cabral, os índios receberam a visita do antropólogo Mércio Gomes e de outros técnicos do atual Museu do Índio, em Botafogo. Eles se reuniram para traçar estratégias de resistência e mobilização da sociedade civil.

Para Gomes, os moradores da aldeia devem seguir buscando ajuda de diversos setores da sociedade, assim como estreitar o contato com lideranças políticas:

“Eles estão buscando apoio com um grupo difuso de pessoas relacionadas com movimentos sociais e da juventude. Também têm políticos como o Marcelo Freixo, o Reimont e o Fernando Gabeira, com quem já entraram em contato. E também vão buscar contato com as figuras relacionadas ao nacionalismo brasileiro, ligadas ao Darcy Ribeiro e Marechal Rondon”, afirma.

Cretinice

O antropólogo lembrou que não ia ao local desde 1975, quando o antigo museu ainda estava em funcionamento, e se emocionou ao rever o prédio, que classificou como “majestoso”.

“Subi aquelas escadas e tinha muito tempo que eu não o visitava. É inacreditável ele [Sérgio Cabral] não saber que tem valor histórico nesse local. Ele joga fora todos os pareceres técnicos por causa dessa cretinice que reina nesse governo estadual”, questionou.

O cacique Carlos Tucano, líder do grupo de índios que vive no local, cobrou das autoridades uma postura que garanta a sobrevivência da cultura nativa:

“Esperamos que os governos venham dizer qual será o nosso destino. Não vamos arredar pé. Não sou contra a Copa do Mundo e a alegria do povo, mas queremos um local digno”, cobrou o cacique. Para ele, o desrespeito com a população nativa ao lado do palco da final da Copa é “uma mensagem muito ruim” para o mundo.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/22/cabral-sobre-realocar-indios-vizinhos-ao-maracana-nao-e-problema-meu/

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. isso, empurre com barriga, esquessa a historia, eh a responsibilidade de outrem… assim continue a impunidade, as 2 coisas sao relacionadas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.