O número 25 da revista Pré-Univesp traz como tema a aprendizagem lúdica. A motivação para tratar desse assunto é a realização, no Brasil, da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação – um evento internacional, bienal e itinerante, que foi inaugurado em 2010, na Espanha. A próxima edição vai acontecer em São Paulo, Campinas e Vinhedo, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2012.
As atividades da Empírika são dirigidas a um público amplo, mas podem despertar especial interesse em alunos do ensino fundamental e médio. Serão instalações, palestras, oficinas e apresentações de teatro, música e vídeos, configurando um espaço no qual o aluno tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, consolidando conceitos de vários campos da ciência. Neste contexto, o conteúdo desta edição da Pré-Univesp busca mostrar como acontecem os processos de educação que envolvem brincadeiras, jogos e outras atividades lúdicas.
Na revista e na Empírika, brinque, jogue, divirta-se e aprenda!
Editorial: Empirika 2012, porCarlos Vogt
Entrevistas:
Luciano Maia Lemos
Muitas possibilidades de aprendizagem lúdica são contempladas pelo vasto mundo das TICs, com benefícios para a formação e o desenvolvimento humano. Por Flavia Gouveia
Fernanda Freire
Para a pesquisadora da Unicamp, o uso lúdico da tecnologia pode ajudar a enfrentar desafios da escola de hoje. Por Mariana Castro Alves
Reportagens
Feiras de ciências: incentivando a curiosidade, a pesquisa e a criatividade, Por Carolina Toneloto
Brincar educa?, Por Christiane Bueno
Olimpíadas Científicas, jogos sem perdedores, Por Enio Rodrigo
Aprendizagem também é coisa de museu, Por Maria Teresa Manfredo
Artigos
Jogos eletrônicos, aprendizagem e outras coisas, Por Cláudio Lúcio Mendes
Ciência na música popular brasileira, Por Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani
Desafios Empírikos: desafiando a curiosidade científica, Por Sylla John Lerro Taves*
Nos links a seguir você pode acessar os infográficos, vídeos e textos literários dessa edição.