Felício Pontes é um dos premiados do João Canuto, que será entregue dia 25/10

João Canuto, que batiza o Prêmio, foi um sindicalista que defendia a reforma agrária no município de Rio Maria, sudeste paraense. Foi executado na década de 1980.   No dia 25, o MHuD- Movimento Humanos Direitos – e o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Nepp/DH/UFRJ anunciarão também a criação do Prêmio de Jornalismo Pedro Casaldáliga, da Coetrae/MT.

O Pará é o estado mais premiado, nesta edição do João Canuto, através do  Procurador da República Felício Pontes e da professora e ambientalista Laísa Sampaio.
Pontes tem sido um dos maiores batalhadores contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Sampaio é irmã de Maria do Espírito Santo, extrativista assassinada no projeto de assentamento Praia Alta Pìranheira, junto com o marido José Cláudio. O assentamento fica no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará. Desde o assassinato da irmã e do cunhado, Sampaio vem sofrendo ameaças de morte.

Enviada por Elen Pessôa para Combate ao Racismo Ambiental. Com informações publicadas por Rogério Almeida em http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com.br/2012/10/o-procurador-felicio-pontes-e.html e da página do MHUD.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.