Governo e Sociedade discutem políticas para povos de cultura cigana

Plenária governamental acontece no Rio de Janeiro e comemora o Dia Nacional do Cigano – 24 de maio

Representantes de nove ministérios se reúnem na próxima semana, no Rio de Janeiro, com lideranças dos povos de cultura cigana, dos diversos clãs e de diferentes Estados da Federação. A atividade é coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e tem como objetivo a coleta de subsídios para elaboração de um Plano de Ação Governamental que atenda demandas desse grupo.

“O encontro deve contribuir para que os agentes do governo supram a lacuna gerada pelo desconhecimento”, afirma a secretária de Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio. Ela explicou que um dos maiores entraves para a implementação de políticas públicas direcionadas a esse segmento populacional é a fragilidade dos dados à disposição dos gestores, principalmente no que tange ao modo de vida e às necessidades dos povos de cultura cigana no Brasil.

O evento é realizado pela Seppir, em parceria com os Ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde, Secretaria de Direitos Humanos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), SecretariaGral-PR, Secretaria de Políticas para as Mulheres, e celebra o Dia Nacional dos Povos de Cultura Cigana, instituído em 2006, através de Decreto assinado presidente Lula.

Informações:

Data: 25/05/2012
Local: Auditória da Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro. Av. Rio Branco, 46 – 3º andar – Centro/RJ no auditório do 3º andar.

 SEPPIR – Imprensa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.