Maranhenses trabalhavam 15 horas por dia em São Paulo no programa ‘Minha Casa, Minha Vida

Trabalhadores são encontrados vivendo em condições precárias

Ontem (9), o Jornal da Globo mostrou uma matéria onde os fiscais do Ministério Público do trabalho encontraram noventa trabalhadores, entre eles maranhenses, vivendo em condições precárias no interior de São Paulo.

Um dos trabalhadores sofreu um infarto após caminhar por mais de 2 km, debaixo de sol forte, para receber o pagamento. Fotos tiradas por fiscais do Ministério do Trabalho mostram a situação dos noventa homens que vieram do Maranhão e do Piauí, há três meses, para trabalhar nas obras de um conjunto habitacional do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Fernandópolis, no interior de São Paulo. Os trabalhadores contam que chegam a trabalhar quinze horas por dia.

Para os fiscais não há dúvidas de que os trabalhadores viviam em situação análoga à escravidão. A construtora responsável pelas obras tinha repassado os serviços para uma outra empresa. O advogado que representa essa outra empresa nega as acusações. Os trabalhadores vão voltar para o Nordeste, a empresa vai ser multada e o caso será encaminhado à Justiça.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante.

Enviada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.