ONU-HABITAT: América: Região de distribuição de água privilegiada, mas desigual

Rio de Janeiro, Brasil. 2012 – Trabalho apresentado no Fórum Mundial da Água deste ano, a Agenda de Águas das Américas apresenta o estado de utilização e gestão de água, os desafios enfrentados para a gestão sustentável e orientações estratégicas para o futuro para as cidades da América Latina e no Caribe.

O documento foi elaborado por mais de 40 organizações reunidas em seis grupos de trabalho temáticos. A Agenda reconhece diferenças entre os países da região, como o desenvolvimento econômico elevado e água no Canadá e os EUA, a distribuição irregular espacial e temporal dos recursos hídricos em países menos desenvolvidos e os diferentes modelos de governança.

“A publicação permite experiências de gestão do conhecimento em outras cidades e que abre uma forma de divulgar diferentes abordagens e formas de superar os desafios colocados pela gestão da água” , diz Chefe do Programa de Água e Saneamento para cidades latino-americanas e no Caribe da ONU-Habitat, Victor Arroyo.

Uma das questões destacadas na agenda é o desafio de garantir acesso universal aos serviços de água potável e saneamento. A região pode oferecer uma experiência diferente em sociedades, marcos regulatórios e modelos de gestão de serviços.

Outro aspecto importante é a urbanização e o crescimento populacional nas cidades. O relatório informa que a população de cidades da América Latina cresceu de 153 milhões em 2010 e estima que em 2030 a população urbana da América Latina será superior a 600 milhões (atualmente 594 milhões).

Para baixar o documento clique aqui.

Enviada por Ruben Siqueira.

ONU-HABITAT: América: Região de distribuição de água privilegiada, mas desigual

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.