De 31 de março a 2 de abril, a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira realizou a eleição para a escolha de sua nova coordenação, que terá uma mandato de 4 anos. A nova equipe já começa o trabalho para garantir presença nas próximas atividades do calendário de lutas do movimento indígena Amazônico.
O evento foi realizado na cidade de Manaus, no prédio do CAFI, antiga sede da COIAB e contou com a participação de 40 delegadas dos estados da Amazônia, com exceção do Maranhão e Amapá, que não conseguiram enviar suas representantes.
Após dois dias de debates sobre as instâncias de representatividade, espaços políticos que devem ser ocupados pelas mulheres, Estatuto da UMIAB, Movimento Indígena, as presentes finalizaram com a votação acirrada que aclamou Raquel Munduruku, como sendo a nova coordenadora da organização.
Em fala emocionada, a coordenadora eleita agradece a confiança que nela foi depositada. “Confiança na competência que nos temos. Com ajuda das bases, vamos conseguir desenvolver um bom trabalho. Essa fase da UMIAB que passou, ficou pra trás. Daqui pra frente, iremos juntas, pisar com força e alcançar aquilo de sonhamos, que lutamos para alcançar. Não me sinto como coordenadora geral, mas como um membro da coordenação que vamos depender das companheiras. Ajudaremos umas as outras. Estamos aqui para a luta. E esperamos que todas estejam prontas para nos ajudarem”, diz. (mais…)