“Sociedade e Economia do Agronegócio: um estudo exploratório”, com e-books, pesquisas e estudos para baixar

O saite “Sociedade e Economia do Agronegócio: um estudo exploratório” envolve pesquisadores de diferentes instituições, com o objetivo de realizar um mapeamento das relações sociais que configuram o chamado “agronegócio” no Brasil atual, procurando estabelecer seus vínculos com as políticas estatais e com as estratégias de grandes empresas a que está associado.

A pesquisa desenvolve-se em várias frentes, da investigação bibliográfica e dos levantamentos cartográficos e estatísticos ao trabalho de campo, de cunho antropológico ou sociológico. Têm sido objeto de investigação empírica sistemática a região sojicultora em torno da BR-163, em Mato Grosso, e a região produtora de oleaginosas e do “Café do Cerrado” no Triângulo Mineiro. Alguns estudos também têm sido realizados no Oeste da Bahia.

O estudo é coordenado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (PPGSA/IFCS/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, ligado à mesma universidade (PPGAS/MN/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). De seu quadro fazem parte professores e alunos desses centros de pesquisa, bem como de outras universidades.

Seu acervo inclui dissertações, teses e e-books. Entre outros, já é possível baixar os seguintes estudos, entre teses, dissertações e artigos:

Além disso, o saite também disponibiliza os seguintes e-books, para serem baixados:

A MARCHA DOS ‘PEQUENOS’ PROPRIETÁRIOS RURAIS: TRAJETÓRIAS DE MIGRANTES DO SUL DO BRASIL PARA O MATO GROSSO, de CRISTIANO DESCONSI


DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS DAS AGROINDÚSTRIAS DE SOJA NO BRASIL , de VALDEMAR J. WESZ JUNIOR


GENTE DE FORA: VIDA E TRABALHO DOS ASSALARIADOS DO CAFÉ EM UMA REGIÃO DE MINAS GERAIS, de ROBERTA BRANDÃO NOVAES

Baixar Mais informação

 

O LUGAR DO PROGRESSO: FAMÍLIA, TRABALHO E SOCIABILIDADE EM UMA COMUNIDADE DE PRODUTORES DE CAFÉ DO CERRADO MINEIRO, de HAILTON PINHEIRO DE SOUZA JR

Baixar Mais informação

 

Com informações enviada por Sérgio Pereira Leite.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.