Ameaças à Comunidade Quilombola de Pimentel – Pedro Leopoldo/MG continuam

A Comunidade Quilombola de Pimentel e o vereador Vanderlei Dias continuam recebendo ameaças, conforme já foi divulgado neste Blog. Desta vez, elas foram gravadas em áudio, mas sua qualidade é precária, o que faz com que optemos por não postá-las.

Já foram feitos encaminhamentos junto ao Ministério Público Federal e à Comissão de Direitos Humanos da ALMG, que aprovou a realização de uma visita técnica à Comunidade. Após as ameaças gravadas em vídeo (ver abaixo), aconteceram duas reuniões ordinárias na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo que serviram de instrumento para os fazendeiros reafirmarem suas ameaças e intimidações. Na primeira reunião, o fazendeiro do vídeo levou familiares que formaram um bloco de oito pessoas que perceptivelmente intimidaram, não só ao Vanderlei, mas a todos os demais vereadores.

O presidente da câmara tentou impedir o vereador Vanderlei de se manifestar sobre o ocorrido, como se quem estivesse errado no contexto fosse o vereador e não o ameaçador.

A Comunidade havia se mobilizado e lotou a câmara com seus descendentes e apoiadores, mas apenas um dos demais vereadores (excetuando o Vanderlei) se lembrou de que essas ameaças têm um significado e abrangência à Comunidade e também a todo o povo negro da cidade. Como se não bastasse, na segunda reunião foi cedida a palavra livre a um dos fazendeiros, que mais uma vez reiterou as ameaças. A Comunidade tentou, por várias vezes, sem sucesso, o direito à palavra livre na Câmara, o que foi negado sem maiores explicações ou justificativas.

Talvez, por isso, o fazendeiro Lucas Geraldo da Silva (apelidado por Luquinha ou Juquinha) se sinta tão à vontade para fazer ameaças através do telefone celular, falando em genocídio e em tumulto mortífero, caso o INCRA apareça. Segundo Lucas, no Brasil a justiça se resolve na base da bala, e parabeniza a família dos “Mânicas” de Unaí, que assassinou fiscais do Trabalho.

Esse fazendeiro está tranquilo e certo de que nada vai acontecer a ele. Porém, as pessoas sentem os efeitos que sua fala causa, seja de medo, insegurança, revolta, impunidade, injustiça, impotência, dentre outros que podem ser devastadores inclusive para a saúde física, mental e psicológica. É extremamente necessário que alguma atitude seja tomada para impedir que o pior possa vir a acontecer.

Por isso, este blog entende que é importante a divulgação, mais uma vez, do vídeo em que o fazendeiro fez suas primeiras ameaças.

Informações enviadas pela comunidade e postadas por Pablo Camargo na lista do Cedefes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.