URGENTE: Mais de 200 policiais armados e encapuzados cercam índios Tabajara em Alhandra-Mucatu, PB

Às 4h30 de hoje, dia 30/11/2011, foi comunicado pelos índios Tabajara que o acampamento em dois lotes do assentamento João Gomes, em Alhandra-Mucatu, foi cercado pela Polícia Militar, Cavalaria, Choque e Bombeiros, com mais de 200 policias fortemente armados, encapuzados e sem identificação. O cacique Ednaldo dos Santos (Araquém) encontra-se na área com assessores e advogados.

O momento é de tensão. Os Tabajaras aceitaram sair da área pacificamente, mas o posicionamento da polícia neste momento é AGRESSIVO e OSTENSIVO. A situação já foi informada à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, à Funai nacional e ao Ministério Público Federal. No local encontra-se uma promotora de justiça da Comarca de Alhandra, Paraíba, que está omissa diante da situação de tensão e agressiva da policia.

Uma medida cautelar foi concedida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho nos autos do processo de nº 200.2011.050.309-7/001, através do qual a HC Administração e Participação Sociedade Simples Ltda requer a reintegração de posse em face dos indígenas. Os índios Tabajara e outras famílias da grande Mucatu estão mobilizados contra a instalação no local de uma fábrica de cimento.

Tatyane Guimarães Oliveira – Dignitatis.

Comments (3)

  1. Nossa solidariedade e nossas preces para o povo Tabajara e sua luta!
    Estou abismada com o aparato de repressão montado. Nem contra bandidos perigosos vemos tal atitude!
    É o descasso do governo Dilma, que permite tais ações!

  2. Estou revoltada com o clima que criaram para essa reitengração, que alem de injusta, é maior que a repressão contra os bandidos perigosos!
    O Estado se sente à vontade na repressão contra os mais pobres e marginalizados diante da omissão ( proposital?) do governo Dilma! Nossas solidariedade e preces para o povo Tabajara!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.