ES – Vale transforma em hábito bloquear o acesso de moradores de Barra do Riacho

Foto: Marcos Zeituni

A comunidade da região de Barra do Riacho, no município de Aracruz, está sofrendo com o problema da acessibilidade a uma das vias que levam à rodovia ES-010. De acordo com a ONG Amigos da Barra do Riacho, mais uma vez a comunidade está refém dos vagões de trem que transportam produtos da Vale.

Na última segunda-feira (7), por exemplo, minutos antes das 23 horas, a comunidade presenciou o bloqueio da via principal Sul de Barra do Riacho, por cerca de 50 minutos. Segundo o presidente da ONG, Valdinei Tavares, os vagões transportam para a Portocel produtos como celulose e derivados, trazidos do Estado de Minas Gerais. A carga é direcionada, inclusive, a um dos maiores clientes da Vale, a Cenibra.

O bloqueio da pista causou um enorme engarrafamento. Trata-se, porém, de uma situação cotidiana. Há vários anos, os moradores da região vêm pedindo pelo menos um viaduto no local. Mais de 10 mil pessoas sofrem com esse tipo de procedimento. Na opinião do presidente da ONG, os moradores não podem ficar “reféns de empresas que pensam somente em sua logística”.

Os moradores esperam um melhor relacionamento e pedem que as empresas sejam parceiras das comunidades, em âmbitos sociais, econômicos e ambientais. A expectativa das comunidades do entorno, como Barra do Riacho, Pindorama, Xique-Xique e São Pedro, é para a resposta do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES) sobre um projeto assinado pela empresa Nutripetro, para a construção de um trevo no local.

Segundo os moradores, espera-se que as empresas Fibria, Cenibra e Vale tenham o bom senso como teve a Nutripetro. O trevo será construído a oeste de Barra do Riacho. A previsão é que a obra seja apresentada no mês que vem, ainda sem dia determinado. A Nutripetro também garantiu que vai auxiliar na construção da sede de uma das associações comunitárias da região.

Terminal multimodal

A Nutripetro também prevê um megaempreendimento para 2012. Será um investimento de R$ 850 milhões, que inclui o Terminal Multimodal da Nutripetro, um hotel com 120 apartamentos, um shopping com 60 lojas e praça de alimentação e cinema, além de um condomínio fechado com 16 edifícios contendo 360 unidades de 100 metros quadrados e de frente para o mar.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=29612

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.