Amazonas: Líderanças indígenas debatem desmatamento

Começa nesta terça (20) o Encontro Purus Indígena, que reúne as principais lideranças do complexo de terras indígenas e unidades de conservação que tentam consolidar uma barreira contra o avanço do desmatamento no sul do Amazonas. O evento segue até dia 23.

O Encontro Purus Indígena é uma realização da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP) e doProjeto Aldeias, um consórcio OPAN e Visão Mundial, que, juntos, vão apresentar o Plano de Vida do movimento indígena da região e os planos de gestão territorial dos povos Paumari do rio Tapauá. O evento também tem o apoio do NEAI/UFAM.

Os planos de vida e os planos de gestão territorial representam conquistas dos povos indígenas do Médio Purus após três anos de discussões e sistematizações. Além de exporem acordos e necessidades das terras indígenas, eles sinalizam para parceiros do poder público e da sociedade civil quais são os pontos prioritários para ações conjuntas no contexto delicado do sul amazonense. 

Avanços e desafios

O Encontro Purus Indígena pretende debater os avanços no itinerário do Movimento Indígena no Médio Purus e os desafios contemporâneos que enfrentam as populações indígenas nesta região amazônica.

Ao possibilitar o encontro, a troca de ideias e o debate entre lideranças indígenas, representantes governamentais, parceiros indigenistas e socioambientais e instituições de pesquisa, a Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP) apresenta seu Plano de Vida, juntamente com os Paumari do Manissuã, do Paricá e do Cuniuá, que também expõem seu Plano de Gestão Territorial.

Enquanto fruto das novas ações da FOCIMP, em conjunto com os parceiros que executaram entre 2008 e 2011 o Projeto Aldeias – a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e Visão Mundial – e com o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), este encontro quer promover o debate entre lideranças indígenas, organizações governamentais e não governamentais e pesquisadores a fim de estimular e fomentar discussões em torno das iminentes mudanças territoriais e simbólicas vivenciadas na região.

Seminário Purus

O evento dará também seqüência ao Seminário Purus Indígena realizado na UFAM em 2010, que possibilitou o encontro, a troca de ideias e o debate entre as lideranças indígenas e os profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuavam e atuam na região do Purus. É uma excelente oportunidade de convergência e diálogo entre as aspirações do Movimento Indígena e os diversos modelos de intervenção no campo da sociodiversidade desenvolvidos na Bacia do Rio Purus.

http://www.vermelho.org.br/pe/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=164340

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.