Agricultor tem proteção policial em reserva no PA

O agricultor Raimundo Belmiro, líder da comunidade da Reserva Extrativista (Resex) do Riozinho do Anfrísio, na Terra do Meio, no Pará, recebeu proteção policial após voltar a ser ameaçado de morte por defender a reserva da ação de grileiros. Um policial militar e um civil fazem sua segurança pessoal desde a semana passada.  A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 17-09-2011.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente que administra a reserva, também foram intensificadas as operações de fiscalização na região para coibir os crimes ambientais. Há pelo menos sete anos o líder extrativista sofre ameaças de morte por resistir à ação de grupos criminosos que atuam principalmente na localidade de Trairão, nos fundos da reserva.

Esses grupos são acusados de desmatarem a floresta para comercializar a madeira e grilar as terras. No mês passado, uma nova ameaça de morte foi conhecida por meio de um depoimento de um usuário da reserva, gravado em áudio por um servidor do ICMBio.

O coordenador de fiscalização do ICMBio, Leonardo Messias, diz que já foram apreendidos na região equipamentos como motosserra e tratores, além de cerca de 2.000 m³ de madeira – a maior parte ipê, que possui alto valor comercial. Dois seguranças que receberam os fiscais à bala foram presos.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=47486

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.