Rio Grande/RS terá Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais

Protesto contra remoção urbana de pescadores para ampliação da área portuária em Rio Grande/RS, 2006. Foto: Cintia Barenho/CEA

A realização é do Grupo de Pesquisa Política, Natureza e Cidade (GPNC) e visa criar um banco de dados sobre os conflitos urbanos e socioambientais.

Acontece hoje, 15.09, o lançamento do Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais no Extremo Sul do Brasil. Será às 18h30, na sala 6103 do Pavilhão 6, Campus Carreiros, da FURG, pelo Prof. Carlos Machado, o qual afirma que “mapear e dar visibilidade as manifestações públicas aos conflitos que se manifestam no espaço público fortalecerá a democracia em gestação em nossa cidade e país. Este será, um dos objetivos do observatório dos conflitos do extremo sul do Brasil, que estamos construindo na FURG/com o apoio do Instituto de Educação e os programas de pós-graduaçãoem Educação Ambientale de Geografia e financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).”

Carlos Machado, durante Projeto Ambientalistas Educadores, realizado pelo CEA em parceria com a UNESCO e o MMA, 2009. Foto: CEA

Coordenador do Observatório, Machado destaque que “nas ultimas décadas, ao mesmo tempo, a questão ambiental ou o meio ambiente, tornou-se preocupação planetária, em função da ameaça do fim dos recursos energéticos, de matéria prima, territórios, enfim, dos meios necessários à geração de riqueza e, conseqüentemente, dos lucros e da riqueza para alguns poucos, de outro lado, aqueles explorados nos espaços de trabalho ao produzirem as coisas úteis às sociedades, expulsos de suas terras para ampliação do porto, jogados para áreas impróprias à moradia, ou como dissemos quase eliminados seus meios de vida (peixes) do estuário, certamente, comungam de outras perspectivas, e talvez, projetos e perspectivas de vida e de mundo.”

O Observatório também pretende contribuir para a democracia na cidade, buscando a construção da Cidadania Plena, na qual os conflitos e a discussão dos diferentes projetos se fazem presentes nos espaços públicos, em torno da utopia de cidade e de sua sustentabilidade.

Protesto contra a remoção urbana para ampliar atividades portuárias em Rio Grande/RS, 2006. Foto: Cintia Barenho/CEA

Após o lançamento o professor cubano, Ivan Santos, da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba, abordará o tema “Governabilidade e participação popular em Santa Clara, Cuba”.

 

 

 

Rio Grande/RS terá Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.