Indígenas aprendem a prevenir queimadas

Finalidade é que as comunidades consigam evitar incêndios nas terras indígenas


Nair Sousa

Os indígenas da Raposa Serra do Sol estão sendo treinados, por meio do curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, para que possam atuar como brigadistas na prevenção de queimadas naquela região.

A capacitação iniciou ontem e segue até sábado, 26, na comunidade Maturuca, Município de Uiramutã. O objetivo do curso é capacitar pessoas das comunidades indígenas da região das Serras, nas bacias dos rios Cotingo e Maú.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Conforme a superintendente do Ibama em Roraima, Nilva Baraúna, as aulas estão sendo ministradas pelos especialistas Devalcino Araújo, do Distrito Federal, e Antônio Carlos Cattaneo, de Boa Vista. O gerenciamento das atividades ficará a cargo do analista ambiental Carlos Dantas, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão do Ibama.

As áreas escolhidas merecem um acompanhamento, pois o período seco no Estado coloca em risco as regiões. “Os indígenas precisam estar atentos aos perigos. Os treinamentos visam torná-los agentes ativos na sensibilização da população local sobre as consequências dos incêndios florestais”, frisou.

“Sabendo como agir, eles poderão inibir as queimadas para preparação de roças sem as mínimas precauções para controlar o fogo, além de preparar esses futuros agentes para promoverem atividades comunitárias com o fim de recuperar as áreas já degradadas”, disse Nilva.

Além do curso direcionado a queimadas, os indígenas recebem orientações sobre educação ambiental. Entre as atribuições dos futuros brigadistas voluntários está a realização de rondas com finalidade de inibir o início de queimadas ilegais, combater incêndios florestais, orientar agricultores e responsáveis pelos retiros de gado, além de procedimentos a serem adotados durante os incêndios florestais.

Visa também fornecer dados ao Sistema de Informação sobre Incêndios Florestais (Sisfogo) a respeito de ocorrências dessa natureza na sua área de atuação. (N.S)

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=103877

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.