Lider Karaja participará da reunião da OEA em Washington

O indígena Bill Karajá, de Luciara, município mato-grossense localizado a 1.038 km da capital Cuiabá, participa em janeiro de 2011 da reunião de negociações do Conselho dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Americanos que vai acontecer em Washington (EUA). Bill karajá (33) é graduado em matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e é especialista em Povos Indígenas, Direitos Humanos e Cooperação Internacional pela Universidade Carlos III, na Espanha. O conselho convidou uma liderança indígena de cada país para compor o grupo que discutirá os termos que estarão na constituição de Direitos Humanos para os Povos Indígenas da OEA. O representante brasileiro atualmente é cacique da aldeia Teribré que fica em Luciara (MT) na região do Araguaia.


Bill conta que seu envolvimento com as questões sociais de seu povo começou ainda jovem , quando ele apenas acompanhava o trabalho de seu pai e de seu irmão que foram caciques na Aldeia de São Domingos, também em Luciara.

Para o cacique, a sua participação no Debate da OEA será para fortalecer a discussão sobre o direito à consulta. “Nós vamos lutar para que a gente tenha o direito de escolher o que é bom é o que não é bom para nós. Aqui no Brasil, isso já é um direito, mas não é cumprido. Tudo chega através de decretos e muitas vezes são projetos que não são bons para nós”, frisa ele. Aldeia Teribré – Há seis anos a família de Bill reuniu mais algumas famílias que viviam em São Domingos e juntos formaram uma nova aldeia, Teribré – o nome foi dado em homenagem ao seu avô. De lá para cá a aldeia Teribré tem conseguido trazer projetos que estão fortalecendo economicamente a aldeia. Bill também revela que o resultado é fruto da união. “Quando todo mundo pensa da mesma forma, tem as mesmas idéias é mais fácil conseguir as coisas”, acredita.

O cacique conta ainda que atualmente estão sendo desenvolvidos mais de sete projetos na aldeia, entre eles o projeto de agricultura, a Horta Familiar que é financiado pela Funasa. O de pecuária – criação de vacas holandesas que produzem leite, veio pela Carteira Indígena. E eles também estão recebendo um Centro de Mídia, que consiste na construção de um local onde serão oferecidas oficinas de audiovisual. “Uma oportunidade de registrar nossa cultura”, garante o cacique.

Bill conta que sua participação no Debate da OEA será para fortalecer a discussão sobre o direito à consulta. “Nós vamos lutar para que a gente tenha o direito de escolher o que é bom é o que não é bom para nós. Aqui no Brasil, isso já é um direito, mas não é cumprido, tudo chega para nós através de decretos e muitas vezes são projetos que não são bons para nós”, completa o cacique.

Comments (1)

  1. Olá Boa Tarde, fiquei contente com a notícia, sou da área de comunicação social da Funasa e gostaria de saber mais sobre o evento dados como data, local e credenciamento para jornalista cobrir Evento em Washington DC/ Janeiro 2011. Obrigada

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.