São Francisco debate sobre doença de Chagas em comunidade quilombola

Uma equipe de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) participaram nesta terça-feira (23) de uma reunião sobre os casos da doença de Chagas que tem afetado a comunidade quilombola de Santo Antonio, em São Francisco do Guaporé.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Emerson Niza, já foram confirmados cinco casos da doença no quilombo. “Existe a expectativa de que sejam 22 pessoas contaminadas. Isto num universo de cerca de quarenta moradores da comunidade”, informou.

Entretanto, a diretora do Lacen, Jannyce Vacaro, explicou que será preciso um trabalho que diagnostique a real situação na localidade. “É preciso centralizar as ações em uma equipe composta por membros do Ministério da Saúde, Sesau e município para resolvermos o problema”, explicou a diretora do Lacen. Ela também disse que as informações em relação à doença de Chagas no quilombo de Santo Antonio estão muito desencontradas e que é necessário um contato permanente da Prefeitura com a comunidade, oferecendo suporte para o futuro tratamento da moléstia.

UNIÃO – Representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizaram-se para que na esfera federal o município receba o suporte necessário. Na mesma linha, a assistente social do Município, Ilza Maria Silveira, enfatizou a importância de um trabalho unificado dos poderes públicos no sentido de não se negligenciar informações aos quilombolas. Segundo ela, “pesquisadores, profissionais e quem quer que seja aparece na comunidade, colhe material e não retorna as informações para aquelas pessoas. É por isso que eles estão desconfiados de qualquer notícia que chegue lá”.

O representante da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), Nilo Nogueira, falou que todo o conteúdo da reunião será levado a Brasília e ainda elogiou a integração entre o governo estadual e o municipio neste trabalho de atenção à comunidade quilombola. Ao final da reunião, foi acertada ida para Santo Antonio ainda à tarde de uma equipe composta por membros da Prefeitura, da Sesau/Lacen e do do Ministério da Saúde.

As informações são de http://www.correiopopular.net/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.