Quilombolas do Brejo dos Crioulos ocupam outra fazenda – e a titulação não anda!!!

A luta pela desapropriação do território de Brejo dos Crioulos, de 17.302 hectares, que se arrasta há mais de dez anos, teve mais um desfecho nesta madrugada com a ocupação da Fazenda Lagoa da Varanda, de propriedade de Raul Ardito Lerário.

Cerca de 150 famílias de quilombolas realizaram nesta madrugada a ocupação da referida fazenda, que é mais uma dentre as localizadas no espaço do território. O processo de Brejo dos Crioulos já se encontra na Casa Civil desde março deste ano, para ser entregue à presidenta Dilma e por ela assinado.

Nos últimos sete anos, mais de 12 ocupações já ocorreram no referido território, sempre tratadas como caso de polícia. Vários despejos já ocorreram (legais e ilegais), assim como várias ações de pistoleiros na área. Tiroteios, ameaças e tentativas de assassinatos foram já constantemente denunciados.

O Poder Judiciário, ferrenho defensor da propriedade privada, nunca tratou a questão como um problema social e, por isso, o conflito se arrasta há anos. O Executivo, com sua morosidade, é o maior responsável pela continuidade deste conflito. Por que um processo de desapropriação necessita de tanto tempo para ser concluído? Como já dito, 4 anos de FHC, 8 anos de Lula e já quase um ano de Dilma não foram suficientes para terminar esse processo e acabar com o conflito.

Há mais ou menos 20 dias, lideranças quilombolas estiveram reunidas com a assessoria da Casa Civil, no intuito de buscar agilização da assinatura do decreto. Enquanto isso não acontece, o período de realizar as roças vai chegando, e, cansados de ver os filhos terem que migrar para as colheitas longe da região, as ocupações vão ocorrendo, acirrando o clima já tão tenso.

No dia 06 de setembro mais um camponês foi assassinado na Bahia, na cidade de Monte Santo. O governo feferal vai esperar que isso ocorra também no Brejo dos Crioulos?

Comissão Pastoral da Terra
Telefone: (38) 9194-0347 e (38) 8825-0366

Enviada por Ruben Siqueira.

Comments (1)

  1. Comps e Compas
    BREJos da Criolas

    Estamos do Mov. Nacional do Quilombo Raça e Classe acompanhando em Minas quilombo da serra do Salitre se não lutar diretamente , como vcs fazem é um exemplo de que queremos que 127 quilombos da frente negra de defesa dos territórios dos remanescentes de quilombos em todo o brasil faça para que a Presidente Dilma olhe para as populações negras rurais e que estão sendo atacadas depois da votação do código florestal.
    julio condaque – movimento nacional quilombo raça e classe -RJ

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.