Prefeituras paulistas assumem compromisso com o desenvolvimento das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Embu das ArtesCartas de intenções foram assinadas em novembro, por gestores representantes dos Consórcios Intermunicipais da região sudoeste da Grande São Paulo, do Vale do Ribeira e do Litoral Sul do estado

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Os prefeitos de Embu das Artes (Chico Brito), e da Estância Turística de Eldorado (Eduardo Fouquet), assinaram uma carta de intenções em prol das comunidades tradicionais quilombolas do Vale do Ribeira. A oficialização do compromisso dos gestores com o desenvolvimento do segmento foi assumido no final de novembro, durante o Encontro sobre Política de Igualdade Racial, Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra em São Paulo.

Chico Brito é presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e o prefeito de Eldorado, no ato, representou o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). Isso significa o envolvimento de dezenas de municípios abrangidos pelos Consórcios.

“Nosso País foi construído com suor e sangue dos índios que aqui habitavam e dos negros trazidos da África. O estado brasileiro tem uma dívida com esse povo. Temos que olhar para eles com muito orgulho. Eles representam a resistência da escravidão, a construção da liberdade e a possibilidade da construção de um país com mais justiça social e igualdade”, afirmou Chico Brito.

O gestor de Embu das Artes disse ainda que a assinatura representa uma mudança de consciência, “pois sozinhos não somos nada. Temos que construir, cada vez mais, políticas públicas intermunicipais”. Uma das alternativas apresentadas pelo prefeito para efetivar o compromisso foi a possibilidade de aquisição da produção agrícola das comunidades por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Assim, a mercadoria é vendida a um preço mais justo, sem intermediação”, completa.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela Santos de Almeida Brito, a ideia é fortalecer os quilombolas na sua terra para que eles não tenham que sair em busca de emprego.

Amazônia paulista
“Nosso povo é sofrido, carente, por isso precisamos de parcerias”, afirmou Eduardo Fouquet, destacando que o Vale do Ribeira é uma espécie de Amazônia paulista, sendo a maior área contínua de Mata Atlântica ainda existente no país. O prefeito destacou ainda, que considera o rio que corta a cidade, dificultando o acesso da população a serviços essenciais como escola e postos de saúde como um dos principais problemas da localidade.

Antonio Furquim Neto, presidente da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) elogiou a iniciativa dos prefeitos e ressaltou que “é muito difícil encontrar alguém que conheça tão bem as comunidades quilombolas”.

Já o diretor municipal de Segurança Alimentar de Santo André, João Tadeu, falou sobre o quanto é importante a realização de eventos que falem sobre o tema e defendeu o programa Fome Zero, afirmando que a iniciativa do governo federal “não é esmola, é direito adquirido”.  Também de acordo com o gestor, “as ações de assistência social, educação e saúde devem caminhar juntas”. “Os municípios que não investem na compra via PAA podem ser punidos”, alertou Tadeu, frisando a proposta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do trabalho em parceria com o Conisud.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.