“Escreva por direitos”: Maratona de Cartas mobiliza apoio a pessoas que sofreram violações de direitos humanos em diferentes países

A Maratona de Cartas acontece entre os dias 06 e 16 de dezembro, em dezenas de países. No Brasil, seis diferentes casos, sendo dois nacionais, serão visibilizados durante o período – quando estão previstas ações em diferentes cidades do País. O lançamento oficial acontece no Rio de Janeiro, na Praça São Salvador, nesta sexta-feira (06), a partir das 18 horas.

Dezenas de países, incluindo o Brasil, lançam simultaneamente, dia 06 de dezembro, a campanha “Escreva por direitos” – considerado o maior evento de direitos humanos do mundo. A maratona, que mobilizou em 2012 pelo menos 500 mil pessoas, em 77 países, gerando quase 2 milhões de mensagens, consiste no envio massivo de cartas e mensagens para autoridades governamentais dos respectivos países, solicitando providências para a situação de pessoas que tiveram seus direitos violados.

Em 2013, seis casos de diferentes pontos do mundo estão no portfólio da Anistia Internacional Brasil para envio de cartas durante a maratona ( maratonadecartas.org.br ), sendo dois nacionais. Tais casos demonstram tristes pontos em comum entre culturas distintas quando o assunto é desrespeito e violação de direitos humanos. Eles vão da agressão a militante dos direitos LGBT na Bielorússia, prisão de ativista por moradia no Camboja, estupro e tortura de mulher no México, espancamento de jovem durante manifestação na Turquia, assassinato de jovem negro por policiais militares e violação dos direitos de comunidades indígenas no Brasil.

No Rio de Janeiro, o lançamento da campanha será marcado por uma ação na Praça São Salvador, em Laranjeiras, nos dias 06 e 07 de dezembro (sexta e sábado). Nestes dias haverá coleta de assinaturas e estímulo para que as pessoas escrevam cartas de solidariedade àqueles que tiveram seus direitos humanos violados, além de cobrar das autoridades de seus países providências em relação ao ocorrido.

Outras ações acontecerão, até o dia 16 de dezembro, em diferentes cidades brasileiras, como São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Belém, Manaus, Goiânia, Brasília, Niterói, Salvador e Dourados (MS).

A escolha da data para a realização da maratona não é por acaso: no dia 10 de dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) quando lançou sua Declaração Universal sobre o tema.

Saiba quais são os casos da Maratona de Cartas 2013:

Comunidade Apika’y, Brasil. Desde 1999, a comunidade Guarani-Kaiowá vive às margens da rodovia BR-463, entre as cidades de Dourados e Ponta Porã, em frente às terras consideradas ancestrais pelos indígenas. Ameaçados pelos seguranças dos atuais ocupantes de suas terras, os Guaran-Kaiowás sofrem com desnutrição e problemas de saúde, além de atropelamentos que já mataram parte de seus integrantes, inclusive crianças. A demarcação de suas terras deveria ter sido concluída pela Funai em 2010, mas até agora nada foi feito.

Jorge Lázaro, Brasil. Em janeiro de 2008, Ricardo, filho de Jorge Lázaro, foi assassinado quando jogava futebol com outros jovens em Salvador. De acordo com investigações e testemunhas, há fortes evidências de que ele foi morto por policiais militares. Em março de 2013, outro filho de Lázaro, Ênio, foi morto por pessoas desconhecidas. Seu caso está longe de ser exceção: cerca de 77% dos jovens assassinados no Brasil são negros e, neste casos, reina a impunidade – mais de 90% dos inquéritos de homicídios são arquivados antes mesmo de virar denúncia.

Miriam López, México: Em fevereiro de 2011, após deixar seus filhos na escola, a dona de casa Miriam López foi capturada por homens encapuzados que a levaram a uma prisão na cidade de Tijuana. Lá, foi torturada, estuprada e obrigada a assinar uma declaração que a incriminava por delitos relacionados a drogas. Ela foi presa e libertada sete meses depois sem acusações. Mesmo após Miriam ter identificado seus agressores, ninguém foi punido pelas violências cometidas.

Yorm Bopha, Camboja: Ativista pelo direito à moradia, Yorm luta contra o despejo de milhares de pessoas que vivem às margens do lago Boeung Kak, após o governo ceder as terras para uma empresa. Bopha foi presa em setembro de 2012, acusada de agredir dois homens, mas a Anistia Internacional considera outro o motivo de sua prisão: seu ativismo pacífico em defesa do direito à moradia da comunidade. Bopha foi libertada no final de novembro, mas ainda será julgada pelo ataque, apesar da ausência de provas que a associem ao episódio

Hakan Yaman, Turquia: Surpreendido por um brutal ataque por parte de policiais enquanto voltava do trabalho e passava por uma manifestação no Parque Gezi, Hakan perdeu um olho e 80% da outra visão, foi espancado e atirado em uma fogueira. Ele moveu uma ação judicial, mas nada garante que haverá uma investigação efetiva, independente e imparcial para identificar e punir os autores.

Ihar TsiKhanyuk, Bielorússia: Homossexual assumido e ativista pelos direitos LGBT, Ihar foi abordado por policiais dentro do hospital onde recebia tratamento devido a uma úlcera. Ele foi levado a uma delegacia e espancado repeditamente por agentes da polícia e insultado por ser homossexual. O incidente ocorreu em fevereiro de 2013, pouco depois de Ihar tentar registrar o Centro Lambda de Direitos Humanos, organização que defende direitos de homossexuais, lésbicas, bissexuais, transgêneros e intersexuais em seu país. Até hoje ninguém foi levado à Justiça pelas agressões que sofreu.

Programação da Maratona de Cartas 2013 “Escreva por Direitos”

Sexta -feira – 6/12

Lançamento da Maratona de Cartas 2013 – Praça São Salvador

18h às 22h: Rio Hoppers e Manie Dansante

Com experiência em organização de workshops, da festa Boogie Drop, aulas semanais em diversos pontos da cidade e eventos gratuitos, como o “Lindy na Praia”, o Rio Hoppers agitará o lançamento da maratona de cartas “Escreva por Direitos”, da Anistia Internacional, ao som do Manie Dansante.

Rio Hoppers:  Companhia de dança e professores de Lindy Hop no Rio de Janeiro, o grupo Rio Hoppers foi criado para divulgar a alegria contagiante do Lindy Hop. São especializados em Lindy Hop, mas também com grande conhecimento em Charleston, Balboa, Breakaway e outras “Swing Dances” surgidas nas décadas de 20, 30 e 40. Estiveram presentes no Rock in Rio 2011, na Rock Street do Bourbon Street Fest 2012, além de outras apresentações com a banda Monte Alegre Hot Jazz Band.

riohoppers.com

Manie Dansante: ElectroSwing, Swing, New Jazz e outros ritmos quentes.

www.facebook.com/ManieDansante

Ouça em: https://soundcloud.com/maniedansante

Sábado – 7/12

8h às 10h: Intervenção urbana e gravação do clipe da canção “Flor de Maio”.

O músico e compositor Pedro Logän propôs dedicar o clipe da canção “Flor de Maio”, do seu CD Alabê, para apoiar o trabalho da Anistia Internacional em defesa dos direitos humanos. O clipe será gravado durante uma intervenção urbana idealizada pelo artista, que fará distribuição de flores a pessoas aleatórias nas ruas, primeiramente sozinho, e depois acompanhado de voluntárias e voluntários.

Escute a música “Flor de Maio” aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=eiL-VGWDo-Q

10h às 12h: Oficina de Origami – Atividade lúdica e de solidariedade

A praça São Salvador, onde está a sede da Anistia Internacional no Brasil, acolhe pessoas de todas as idades ao longo do dia. O origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Durante a manhã, tod@s que estiveram na praça poderão aprender a fazer flores de lótus em dobraduras de papel. Ao final da oficina, as flores serão utilizadas em uma instalação que será fotografada, em solidariedade à ativista pelo direito à moradia cambojana Yorm Bopha, que é um dos casos da maratona de cartas Escreva por Direitos em 2013.

12h às 14h – Instalação “Flor de Lótus”

Será montada uma instalação com as flores produzidas na parte da manhã, e vamos tirar fotos de quem quiser enviar mensagens de solidariedade à ativista pelo direito à habitação cambojana Yorm Bopha, um dos casos da Maratona de Cartas 2013.

14h às 16h – Palavras que mudam vidas: oficina de cartas

Quem aqui já escreveu, envelopou, selou e despachou uma carta pelos correios? Desde que o correio eletrônico se popularizou, o hábito de escrever cartas foi desaparecendo aos poucos. Vieram os telefones celulares, as mensagens de texto e as redes sociais, e já temos mais de uma geração de pessoas que nunca chegaram a enviar uma carta em suas vidas.

Mas as cartas ainda têm um enorme valor. Além de carregar em si uma das marcas mais pessoais de alguém – a caligrafia –, leva palavras que podem mudar uma vida. A Anistia Internacional tem razões de sobra para seguir apostando em cartas – já foram mais de 50 mil pessoas libertadas de situações de violação de direitos humanos durante as últimas 5 décadas, provando que juntos podemos fazer a diferença. Este momento será uma oportunidade de resgatar a experiência da escrita de cartas, e entrar em ação nos casos da Maratona de Cartas 2013.

15h às 17h30 – Arte Urbana por Direitos

Serão criados painéis inspirados nos 6 casos trabalhados na maratona Escreva por Direitos de 2013. Enquanto o mural é criado, DJs se revezarão no coreto, mantendo a energia lá no alto para que a defesa dos direitos humanos se fortaleça!

A partir das 18h, a Praça conta com apresentação do grupo de samba Batuque no Coreto !

Seguiremos no local convidando o público do samba para enviar uma carta e mudar uma vida para melhor.

OUTRAS AÇÕES:

Domingo – 8/12

10h a 16h: Ação de campanha no Pão de Açúcar e Praia Vermelha – coleta de assinaturas em cartas.

Segunda-feira – 9/12

11h a 14h30: Ação de campanha no Bandeijão da UFF – Campus Gragoatá, Niterói – coleta de assinaturas em cartas.

Terça-feira – 10/12

Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ações de campanha em eventos que estejam ocorrendo na cidade.

Quarta-feira – 11/12

16h a 20h: Ação de solidariedade a Míriam Lopez – coleta de assinaturas em cartas; fotos com mensagem de solidariedade – Largo do Machado, Rio.

Quinta-feira – 12/12

11h a 14h30: Ação de campanha no Bandeijão da UFRJ – Campus do Fundão, Rio– coleta de assinaturas em cartas.

20h a 0h: Ação de campanha na “Quintareira”, Praça da Cantareira, Niterói.

Sexta-feira – 13/12

16h a 21h: Praça Saens Peña, Tijuca

Sábado – 14/12

10h às 17h: Rua Farme de Amoedo e Praia de Ipanema, entre os postos 8 e 9.

Caso: Ihar Tsykhaniuk – Bielorrússia.

20h a 23h: DubAttack – Praça XV, Centro do Rio.

Segunda-feira – 16/12

09h às 18h – Maratona de contagem das cartas recolhidas durante o período do evento “Escreva por Direitos”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.