RJ – “Plano Popular da Vila Autódromo ganha prêmio internacional de urbanismo”. E a especulação imobiliária, como fica agora?

Moradores da Vila Autódromo recebem prêmio internacional por seu plano de urbanização (foto: Camilla Nobrega)
Moradores da Vila Autódromo recebem prêmio internacional por seu plano de urbanização (foto: Camilla Nobrega)

Associação pretende construir creche e cooperativa de reciclagem com a premiação de 80 mil dólares

Comitê Popular Rio

Moradores da Vila Autódromo comemoraram na noite desta terça (3) o primeiro lugar noUrban Age Award, importante prêmio internacional que reconhece e celebra iniciativas criativas para as cidades. A premiação é organizada pelo Deutsche Bank e pela London School of Economics e cerca de 170 projetos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro concorreram.

O prêmio é resultado da luta de mais de 20 anos dos moradores da Vila Autódromo pelo direito à moradia. Apesar de já possuírem o título de posse do local, a Prefeitura do Rio insiste em removê-los. O Plano Popular, construído com assessoria das universidades federais UFF e UFRJ, mostra que é possível uma cidade democrática e diversa, que o Projeto Olímpico pode ser realizado sem expulsar os moradores de suas casas.

“Nós socializamos esse prêmio com todas as comunidades e com todos aqueles que que colaboraram e torceram. Traz autoestima aos moradores num momento de preocupação com as recentes ações da Prefeitura”, disse Inalva Mendes Brito, que mora na Vila desde a década de 80. “O Rio passa por esse momento de reivindicações nas ruas, de luta por direitos, e esse prêmio é um estímulo para seguir em frente”, concluiu.

Com o prêmio de 80 mil dólares, a Associação planeja construir uma creche, uma das necessidades das famílias do local, e uma cooperativa de reciclagem. Os moradores convidam a todos para celebrar com um churrasco no próximo domingo, a partir das 13h, na Associação de Moradores da Vila Autódromo.

 Faça o download do Plano Popular da Vila Autódromo
Quadro comparativo entre as propostas do Plano Popular da Vila Autódromo e da Prefeitura do Rio

Comments (3)

  1. Nossa comunidade sente-se muito orgulhosa com essa conquista em ser contemplada nesse concurso internacional “Urban Age Award” de urbanização envolvendo 170 projetos em todo Rio. Esse acontecimento só vem nos mostrar que estamos no caminho certo e que a nossa luta pelo direito a cidade aos poucos esta sendo conquistado “DE NOVO” tendo em vista que já somos titulados e legalizados “EM LUTAS PASSADAS” por dois governos anteriores na década de 80, com os moradores posuindo o título de posse e lutaremos incansavelvente quantas vezes for necessário para que os nossos direito sejam respeitados e reconhecidos; NÃO PODEMOS PERMITIR QUE TODA VES QUE O PROGRESSO IMOBILIÁRIO (especulação imobiliária mesmo!)se APROSSIME DAS COMUNIDADES CARENTES ELAS SEJAM CHUTADAS PARA LONGE COMO VEM ACONTECENDO NOS GOVERNOS ANTERIORES E PRINCIPALMENTE NESSE ATUAL QUE JÁ REMOVEU MAIS 65 mil famílias em todo Rio. JUNTOS TEMOS QUE DAR UM BASTA NISSO!. A nossa luta por uma democracia sem hipocrisia, cidadania e justiça social é a luta de todos e todas as comunidades que vivem esse assombro da remoção e o apoio de movimentos, instituições, núcleos universitários entre outros tem sido fundamental para as nossas conquistas e fortalecimento para continuarmos enganjado assiduamente nessa luta. NÃO É JUSTO UM EVENTO ESPORTIVO DE 20 DIAS (olimpíadas 2016)DESTRUIR DÉCADAS E GERAÇÕES DE VIDAS E SUAS HISTÓRIAS, quando sabemos que por trás disso tudo há interesses particulares e trocas de favores. Queremos e exigimos ser LEGADO SOCIAL dessa olimpíadas 2016 temos esse direito. Agradecemos os apoios e o carinho de todos, juntos podemos realmente mudar esse país e fazer VERDADEIRAMENTE sem hipocrisia um país de todos. COMUNIDADE DA VILA AUTÓDROMO UMA COMUNIDADE MARCADA PARA VIVER!

  2. A comunidade da Vila Autódromo é um verdadeiro exemplo de cidadania e socialização reunindo dezenas de pessoas envolvida trabalhando neste projeto de várias camadas sociais em busca de um objetivo óbvio que é o direito a cidade, direito esse que já fora conquistado por dos governos anteriores na década de 80, porém com a especulação imobiliária, a ganância e trocas de favores a comunidade tem que continuar lutando por algo que já conquistou. Infelizmente vivemos com uma democracia hipócrita que prega uma ideologia, mas na prática trabalha outra muito doferente que é a da ditadura. A prefeitura deveria abraçar essa comunidade e tê-la como um grande exemplo, pois é um fato inérdito não é toda hora que uma comunidade carente ganha um prêmio internacional dessa natureza e principalmente torná-la um grande legado social das olimpíadas 2016 e não o que vem fazendo perseguindo-a desde 1992 quando era sub-prefeito da barra e jacarepaguá como se quisesse realizar um sonho antigo ou algo inacabável.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.