MPF pediu novo embargo por desmatamento excessivo de árvores. Segundo procurador, desmatamento foi três vezes maior que o previsto.
Do G1 CE
A Justiça Federal determinou na noite desta quarta-feira (21) o embargo das obras de dois viadutos no Bairro Cocó, no cruzamento das vias Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, que causa intervenção na área ecológica. A decisão atende novo pedido do Ministério Público Federal, que alegou que o desmatamento feito pela Prefeitura de Fortaleza foi maior do que o previsto no projeto.
A Justiça Federal determinou o embargo cautelar até ouvir as partes envolvidas no caso, o Ministério Público Federal e Prefeitura de Fortaleza (que realiza as obras no Parque do Cocó).
Durante a vistoria feita pelo MPF, um perito constatou que a área que teve a vegetação retirada alcançou 0,42 hectare (o equivalente à quase metade de um campo de futebol), quando a área autorizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) seria de 0,18 hectare, como aponta procedimento administrativo instaurado pelo MPF para investigar a construção dos viadutos. Segundo o parecer, existe também uma área de 0,34 hectare do parque que foi “fortemente” impactada pelas obras, onde houve retirada de árvores de menor porte e vegetação rasteira.
Esta é a terceira vez que a obra é embargada. A primeira atendeu pedido de um grupo de pessoas contrárias à realização da obra. A segunda atendeu a um pedido do Ministério Público Federal no Ceará e foi aceita pela Justiça Federal, e em seguida derrubada.
Projetos alternativos
Arquitetos e estudantes de arquitetura apresentaram projetos alternativos à construção de viadutos no cruzamento das vias Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, em Fortaleza. A apresentação ocorreu no Parque do Cocó, onde um grupo acampa há 30 dias contra a obra que teve de derrubar 94 árvores no parque para a viabilização.
“Meu projeto muda completamente a visão defendida pela Prefeitura de Fortaleza. Eu defendo a democracia urbana, com um projeto que prioriza a mobilidade de bicicletas, pedestres, idosos e o transporte público”, diz o arquiteto Yuri Nobre.
A obra
A Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos na confluência das Avenidas Antônio Sales e Washington Soares, para descongestionar o trânsito na área. O primeiro deles vai permitir que os motoristas que seguem pela Avenida Antônio Sales acessem a Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção ao Papicu.
O segundo, servirá aos motoristas que seguem pela Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção à Avenida Washington Soares. No trecho, serão realizados os serviços de escavação, fundações, superestrutura, drenagem, terraplanagem, nova pavimentação, sinalização e padronização das calçadas. O valor da obra é de R$ 17.348.534,00 e deve ser concluída em 420 dias.