A invisibilização de Francisco

Em resposta a Papa que repercute mal-estar com o capitalismo e busca de alternativas, poder global adotou estratégia astuta: em vez da polêmica, o silêncio…

Por Rodolfo Luís Brardinelli, no Pagina 12/Outras Palavras | Tradução: Antonio Martins

Laudato Si, a encíclica social apresentada por Francisco, foi recebida por um sugestivo coro de elogios. Só destoaram alguns representantes da direita norte-americana, como Jeb Bush, Rick Santorum e outros, católicos e republicanos, para os quais “o Papa está vendendo uma linha de socialismo de estilo latino-americano” e deveria ocupar-se de “fazer as pessoas melhores, ao invés das questões que têm a ver com política”. (mais…)

Ler Mais

Videogame Huni Kuĩ é desenvolvido por indígenas acreanos

Redação Yandê

O projeto de videogame “Huni Kuin: os caminhos da jiboia”, está sendo desenvolvido por indígenas acreanos e não indígenas, foi um dos 104 selecionados no Programa Rumos 2013/2014 do Itaú Cultural. Oficinas foram realizadas na Comunidade Huni Kuin. O protótipo do jogo foi divulgado no canal Beya Xinã Bena do vimeo e apresentado no programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, chamado “O Sonho do Pajé”, que foi ao ar no dia 09/07. O coordenador do projeto Guilherme Meneses, fez um comentário em sua rede social: (mais…)

Ler Mais

Justiça do Rio decreta prisão de PMs acusados de matar adolescente

“A gente tava brincando, senhor”, disse jovem após ser baleado por policial

Estadão/Notícias UOL

O sargento Ricardo Vagner Gomes e o soldado Alan de Lima Monteiro tiveram a prisão preventiva decretada pela juíza Viviane Ramos de Faria, da 1ª Vara Criminal do Rio, nesta sexta-feira (10). Eles são acusados de atirar contra dois jovens durante patrulhamento na favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, na zona norte do Rio, em 20 de fevereiro deste ano.

O estudante e ajudante de pedreiro Alan Souza de Lima, 15, morreu. Seu amigo Chauan Jambres, 19, baleado no peito, foi socorrido a tempo e está recuperado. (mais…)

Ler Mais

Rita Carelli lança coleção com histórias infantis indígenas

Boa Informação

O universo das crianças indígenas hoje no Brasil vai bem além de clichês e mitos. A partir dos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias, Rita Carelli, Ana Carvalho e Mariana Zanetti adaptaram para a literatura infantis histórias que retratam o universo de aldeias e tribos contemporâneas, criando a coleção Um Dia na Aldeia, editada pela Cosac Naify e com seis títulos já publicados. Os volumes, bilíngues e com DVD dos filmes que os inspiraram, ganham lançamento neste sábado (11/7), a partir das 16h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega. (mais…)

Ler Mais

Estupro de menino de 12 anos na cadeia levou Brasil a estabelecer maioridade aos 18

Gazeta do Povo

Em tempos de discussão sobre maioridade penal, vale bem a pena ver o material que o Senado vem elaborando para resgatar o debate ao longo da história do Brasil. A agência de comunicação do Senado ouviu historiadores e outros especialistas para recontar o processo que levou à definição dos 18 anos como limite da imputabilidade penal.

O caso que levou o país a estabelecer a idade mínima, por exemplo, ocorreu em 1926. É a história de um menino de 12 anos que trabalhava como engraxate. Ao terminar de polir os sapatos de um sujeito, levou o calote. Enquanto o cliente se afastava, ele jogou tinta na roupa do caloteiro. (mais…)

Ler Mais

Olhar 43, por Neimar Machado de Sousa

Combate Racismo Ambiental

Os jovens que adolesceram na década de 80 lembram, com certeza, da banda RPM e de seu vocalista rouco Paulo Ricardo. Seu sucesso mais conhecido e que marcou o pop-rock brasileiro, Olhar 43, cantava em 1985: “é perigoso o seu sorriso, é um sorriso assim jocoso, impreciso, diria misterioso, indecifrável, riso de mulher.” Entre os risos indecifráveis de mulher, certamente o mais famoso foi retratado em 1503 pelo renascentista Leonardo da Vinci, La Gioconda, a sorridente. Trata-se de Lisa, esposa de um figurão da burguesia florentina, que foi representa com uma expressão introspectiva e tímida. Naquele tempo, a arte deixou de paparicar os papas e as virgens e passou a registrar beldades, especialmente as que bem pagavam o artista.

Entre os retratos femininos mais atuais, de mulheres que não podem pagar pelo pintor, incluo aquele capturado pela câmera do jornalista e músico Ruy Sposati, Ruspo, de Damiana Cavanha, moradora da periferia de Dourados, MS. Por muito pouco, a história da arte não perdeu a foto para sempre o retrato da cacique quando os equipamentos do Ruspo foram confiscados pelo delegado que não queria que víssemos o despejo do povo Terena em Dois Irmãos do Buriti, MS, dia 18 de maio de 2013. (mais…)

Ler Mais

ANP lança edital para explorar petróleo no entorno de 15 terras indígenas do Amazonas

A Funai não foi consultada pela ANP e lideranças cobram explicações pois estão preocupadas com os danos ambientais.

Por Elaíze Farias, em Amazônia Real

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou no último dia 12 de junho, sem consulta prévia à Fundação Nacional do Índio (Funai), um novo pré-edital de licitação para exploração e produção de petróleo e gás em que sete blocos estão nas proximidades de 15 terras indígenas no Estado do Amazonas. Algumas das terras indígenas estão localizadas em distâncias que variam de 72 a 360 metros da região dos blocos ofertados pela ANP, segundo levantamento da organização não governamental Centro de Trabalho Indigenista (CTI). (mais…)

Ler Mais

Hildegard Angel ao Repórter Brasil: “Temos que contar tudo isso, para que não se repita”

Combate Racismo Ambiental

Em ótima entrevista para a TV Brasil, Hildegard Angel fala sobre a ditadura e o assassinato do irmão. Enquanto a família em desespero buscava notícias de Stuart Edgard Angel Jones, incluindo autoridades estadunidenses, uma vez que ele tinha dupla cidadania, a Aeronáutica, de forma “ardilosa”, negava a prisão de Stuart Edgard Angel Gomes. Para Hilde, há uma razão fundamental para que tudo seja contado: “Não podemos permitir que isso se repita com a nossa juventude, com os nossos sonhos, com os nossos idealistas. Nós não podemos permitir”. (mais…)

Ler Mais

Conselho da Europa alerta para “aumento dramático” de discurso de ódio na internet

A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) do Conselho da Europa aponta que, na origem deste aumento, estão “conflitos do Médio Oriente, movimentos islamitas violentos e chegada massiva de imigrantes à Europa”.

Esquerda.net

A ECRI, que analisa o racismo, a xenofobia e a intolerância nos Estados que integram o Conselho de Europa, sublinha que o discurso do ódio se difunde rapidamente nas redes sociais, onde “a sua audiência pode ser maior do que a da imprensa escrita extremista”. (mais…)

Ler Mais