Nas diversas culturas indígenas, terra e modo de vida são elementos indissociáveis. A partir da pergunta “quem tem terra tem tudo?”, o documentário debate questões que se centram na vulnerabilidade dos povos indígenas, desde aqueles que vivem em isolamento voluntário até os que se encontram na linha de embate com as sociedades não-indígenas.
(mais…)
Day: 17 de junho de 2015
CIR, CIFCRSS e parceiros programam realização da IV Feira de Sementes Tradicionais para outubro de 2015
Mayra Wapichana, CIR
Com expectativas de realizar mais uma edição da Feira de Sementes Tradicionais, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS) e parceiros, realizaram na manhã desta quarta-feira, 17, a primeira reunião preparatória da IV Feira de Sementes Tradicionais programada para o mês de outubro desse ano. A reunião foi realizada no auditório, Lindalva Macuxi, na sede do CIR, em Boa Vista. (mais…)
“Estamos acumulando veneno sobre veneno”. Entrevista com Altino Bomfim, pesquisador UFBA
Tatiana Mendonça, A Tarde
Até os distraídos hão de achar um tanto esquisito que os alimentos mais naturais que a gente consome – frutas, legumes, verduras – cresçam borrifados por produtos que levam na embalagem caveirinhas ao lado das quais se lê “Perigo!”. Mas é assim que é. A maior parte da nossa comida (64%, para ser precisa) está contaminada por agrotóxicos. Desde 2008, o Brasil ostenta o nada honroso título de campeão mundial de consumo destes produtos, e devemos permanecer no pódio por algum tempo. (mais…)
Nota de solidariedade dos servidores do Setor Quilombola do INCRA aos quilombolas que estão em greve de fome em São Luís-MA
Eu apoio a luta dos acampados no Incra-Ma
Nós, servidores do Setor Quilombola do INCRA, de várias superintendências ao redor do Brasil, manifestamos nossa solidariedade e apoio aos quilombolas que estão há vários dias ocupando a sede do INCRA em São Luís-MA, fazendo greve de fome, em prol da luta pela regularização de seus territórios ancestrais. (mais…)
MPF participa de reunião sobre a ocupação das casas em Nova Mutum-Paraná
Um pedido de reintegração de posse feito pela Construtora Camargo Corrêa revoltou os moradores que afirmam ter direito às casas, já que a construção da Usina de Jirau afetou suas antigas habitações
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) participou de reunião que ocorreu na quinta-feira passada, 11 de junho, na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) para tratar do pedido de reintegração de posse feito pela Construtora Camargo Corrêa em relação a casas ocupadas em Nova Mutum-Paraná. As casas foram construídas pela empreiteira e a Energia Sustentável no Brasil (ESBR) e faziam parte da compensação social prometida na época da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. (mais…)
Trabalhador rural sofre atentado no Maranhão
O camponês Francisco de Souza dos Santos, conhecido como Chiquinho, foi baleado com cinco tiros nesta tarde desta terça-feira (16). Chiquinho residia no Povoado Canafístula, Território de Campestre, município de Timbiras, Maranhão. Em decorrência dos tiros, Francisco quebrou o braço e teve várias escoriações pelo corpo. Ele foi transferido para hospital da região.
CPT *
Francisco já vinha sofrendo ameaças de morte. 45 minutos antes do atentado, o advogado da CPT Maranhão, Diogo Cabral, havia recebido pedido para que o trabalhador fosse incluído no Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos. (mais…)
‘Tenho medo de morrer’, diz menina de 11 anos apedrejada na cabeça após festa de Candomblé
Ana Carolina Torres, Extra
Ainda muito assustada, falando baixo e com a voz por vezes tremida, a menina de 11 anos vítima de uma pedrada na cabeça após deixar uma festa de Candomblé, no domingo, conversou com o EXTRA nesta terça. Insultada por gritos de “macumbeira” e de que deveria “queimar no inferno” quando ia para um ponto de ônibus na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio, com as roupas típicas de sua religião – como pano de cabeça e saia de ração branca -, ela disse que a partir de agora quer esconder de todos a fé que abraçou por medo de sofrer novas represálias: (mais…)
Após acordo, quilombolas de Paiol de Telha conquistam permanência em parte do território tradicional
Incra/PR
A Superintendência Regional do Incra no Paraná, junto ao Governo do Estado e Polícia Militar, conduziu acordo entre a comunidade quilombola Paiol de Telha e a Cooperativa Agrária, realizado no último final de semana em Guarapuava e Reserva do Iguaçu (PR). As famílias que ocupavam uma área de dois hectares de propriedade da empresa permanecem no local como forma de pressionar pela titulação do território quilombola. (mais…)
Conselho Nacional do Cimi divulga nota em apoio aos acampados e em greve de fome no MA
O Conselho Nacional do Cimi, reunido em sua 2ª reunião ordinária de trabalho deste ano, no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), quer expressar seu apoio à luta dos acampados indígenas, quilombolas e camponeses na sede da Superintendência do Incra, em São Luís. (mais…)
SP – Ato “O Jaraguá é Guarani! Agora é Tenondé!”: amanhã, às 13h, no Vão Livre do MASP
Comissão Guarani Yvyrupa – CGY
Nós, indígenas Guarani da cidade de São Paulo, convocamos a todas e todos para o ato “Jaraguá é Guarani, Agora é Tenondé: contra reintegração de posse no Itakupe e pela Portaria Declaratória do Tenondé Porã”, com o objetivo de mostrar à Justiça dos Brancos que não vamos aceitar a reintegração de posse contra a aldeia Itakupé, que faz parte da Terra Indígena Jaraguá, reconhecida no dia 29/05, pelo Ministério da Justiça como terra de ocupação tradicional do nosso povo. (mais…)