Fiocruz/PE
O objetivo do evento – que acontecerá no Mês da Consciência Negra – é promover a reflexão e o debate a respeito do trabalho e responsabilidade social dos pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde no que se refere à produção do conhecimento científico, na perpetuação, contribuição, omissão ou combate diante do racismo.
Para Rita Vasconcelos, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Pernambuco e idealizadora do seminário, embora na última década as políticas públicas de promoção da igualdade racial tenham crescido bastante, no Brasil, a produção acadêmica sobre o tema tem se concentrado nas ciências sociais e humanas. “No campo das ciências da saúde, a produção do conhecimento que leva em conta os impactos do racismo ainda é tímida, mas urgente e necessária. Daí a importância de se criar espaços como este de interlocução e produção de novos conhecimentos que possam, efetivamente, contribuir com a melhoria da saúde da população brasileira”.
São oferecidas 200 vagas e o público-alvo são pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde. Para preencher a ficha de solicitação de inscrição, clique aqui.
Interessados que não se enquadrarem no público alvo podem preencher a ficha de solicitação de inscrição, mas só terão a participação garantida caso haja disponibilidade de vaga.
Posteriormente, será divulgada a lista com os nomes das pessoas selecionadas.
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
Palestra – Racismo institucional
Edson Cardoso – Professor da Universidade de São Paulo (USP) e assessor daSecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.
9h40 – Mesa: O impacto do racismo nas Ciências da Saúde
A neutralidade ideológica da Ciência
Uã do Nascimento – Professor de Filosofia da universidade de Brasília (UNB) e especialista em Bioética.
Biologização da raça e suas implicações no campo da saúde
Ana Cláudia Rodrigues – Antropóloga, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
11h30 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Mesa: O impacto do racismo na Saúde da população brasileira
De que forma o racismo impacta na saúde das pessoas?
Fernanda Lopes – representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)
Políticas de Saúde para a População Negra (Brasil)
Rui Silva – coordenador geral de apoio à educação popular e mobilização social do Departamento de Apoio a Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
16h – Debate
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.