Mocambo receberá primeiros títulos de propriedade de território quilombola registrados em Sergipe

se_quilombola_mucambo

Incra – A comunidade remanescente de quilombos de Mocambo – localizada no município de Porto da Folha(SE), distante cerca de 185 Km da capital Aracaju, na microrregião do Alto Sertão -, será a primeira de Sergipe a receber títulos de propriedade registrados em cartório, visando à criação de um território quilombola.

Os títulos, registrados ao final de setembro, referem-se a 12 imóveis rurais obtidos pelo Incra, que compreendem 680 hectares de terras, inseridas na área prevista por estudo para a implantação do território da comunidade. “O registro desses títulos, que é algo inédito em Sergipe, marca a superação de mais uma importante etapa no processo de consolidação do território de Mocambo”, explicou o superintendente regional do Incra/SE, Leonardo Góes.

O território 

Estabelecida por um amplo estudo histórico, sócio-econômico e antropológico realizado junto à comunidade, a área prevista para a criação do território de Mocambo possui 2.100 hectares de extensão.

Decretado pela Presidência da República como área de interesse social para a criação de um território quilombola, em novembro de 2009, o perímetro definido para o desenvolvimento da comunidade começou a ser consolidado pelo Incra em 2010. “Da área total prevista para a implantação do território, 1.240 hectares já pertenciam à União e foram incorporados. Para obter os outros 860 hectares, que estavam sob posse de particulares, nós iniciamos um amplo trabalho, que, agora, encontra-se quase concretizado”, afirmou o coordenador do Serviço Quilombola do Incra/SE, Antonio Oliveira.

Ao todo, 680 dos 860 hectares que compreendem áreas particulares inseridas no perímetro do território de Mocambo já estão sob posse e exploração das 114 famílias quilombolas da comunidade.

Pirangy

Além de Mocambo, outra comunidade quilombola de Sergipe também será contemplada com um título de propriedade registrado em cartório.

A comunidade Pirangy, localizada no município de Capela (distante cerca de 70 Km de Aracaju), receberá o título referente à primeira propriedade obtida pelo Incra para a consolidação do seu território.

O imóvel já incorporado ao território possui 71 hectares e ocupa pouco mais da metade da área prevista o desenvolvimento das 45 famílias que compõem a comunidade.

A entrega dos títulos registrados para representantes das duas comunidades será realizada no início de novembro, em Pirangy, no município de Capela (SE).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.