MPF/MG: audiência pública discute amanhã, 09/10, situação da comunidade quilombola pesqueira de Caraíbas

Quilombolas de Caraíbas
Quilombolas vazanteiros e pescadores de Caraíbas

Habitando regiões de várzea da margem direita do rio São Francisco, comunidade estaria sendo alvo de atos de violência e ameaças

MPF MG

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) realizará na próxima quinta-feira, 9 de outubro, audiência pública para debater situação da comunidade pesqueira tradicional de Caraíbas, no município de Pedras de Maria da Cruz/MG, norte do estado.

A audiência pública acontecerá na Escola Estadual Pedras de Maria da Cruz, localizada na Praça Maximiliano Martins Pereira, no centro da cidade, a partir das oito e meia da manhã.

Localizada na margem direita do rio São Francisco, a comunidade tradicional de Caraíbas alega estar sofrendo atos de violência e ameaças supostamente comandados por fazendeiros vizinhos, inclusive com o envolvimento de agentes de segurança pública.

Uma das arbitrariedades consiste em impedir que membros de famílias dos Caraíbas utilizem a estrada que dá acesso às suas terras na margem direita do rio, o que, entre outros transtornos, dificulta o acesso de crianças à escola. Os estudantes são obrigados a fazer o percurso pelo rio, com todos os riscos que essa travessia acarreta.

A restrição do uso da estrada também está inviabilizando o atendimento médico às famílias e o escoamento da produção pesqueira e agrícola.

O MPF explica que a área ocupada pela comunidade encontra-se em terreno marginal ao rio São Francisco, sendo, portanto, bem da União. Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) emitiu Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) em favor da Associação dos Vazanteiros e Pescadores Artesanais da Ilha de Capivaras e Caraíbas, para fins de moradia, pesca e agricultura sustentável.

No entanto, como ainda não foi realizada a demarcação física da área reconhecida pelo TAUS, a disputa pelas terras tem acirrado os conflitos na região, com diversos prejuízos materiais e morais para a comunidade, de que é exemplo a invasão de seu território pelo gado das fazendas vizinhas destruindo suas plantações.

Essa situação de extrema vulnerabilidade e instabilidade social na qual vivem os Caraíbas motivou o Ministério Público Federal, no cumprimento de seu dever de proteção aos interesses individuais indisponíveis, difusos e coletivos das comunidades tradicionais, a convocar audiência pública para ouvir as pessoas atingidas e debater a necessidade da adoção de políticas públicas adequadas às populações habitantes nas várzeas do São Francisco.

O evento é aberto a toda a população.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais

A respeito, leia também:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.