Carta da comunidade Guarani e Kaiowa da tekoha Kurusu Amba – Coronel Sapucaia, MS

Foto reproduzida da página da Deputada Erika Kokay
Kurusu Amba

Conselho da Aty Guasu divulga a carta e decisão da comunidade Guarani e Kaiowa da tekoha Kurusu Amba, em Coronel Sapucaia, MS, faixa de fronteira Brasil com Paraguai. Informamos que há mais de quatro ordens de despejo judicial contra as comunidades Guarani e Kaiowa. Todas as comunidades ameaçadas de despejo estão comunicando aos presidentes da República, do STF e do CNJ que já estão se preparando para resistir e lutar pelas terras tradicionais até a morte. Aty Guasu luta contra o genocídio permitido e autorizado pela justiça do Brasil.

Na Página da Aty Guasu

Carta para Presidente da República Dilma Rousseff e Presidente do Supremo Tribunal Federal e para todas as sociedades nacionais e internacionais

Nós 250 comunidades indígenas Guarani e Kaiowa (120 crianças e jovens, 60 mulheres e 70 homens), estamos reocupando uma parte de nossa tekoha (terra tradicional), depois de aguardarmos 10 anos de demarcação pelo governo federal e pela justiça federal. Estamos passando acampados em baixo das barracas de lonas há mais de 10 anos, estamos passando miséria, fome, sem espaço de nossa terra para produzir, por isso, as nossas crianças e idosos(as) estão morrendo em acampamentos.

Enquanto aguardamos a demarcação de nossa terra tradicional, estamos morrendo uma parte sobrevivendo, passando miséria e fome, diante de nosso sofrimento permanente, passados 10 anos, decidimos reocupar a posse de uma parte de nossa terra para sobreviver e alimentar de nossas crianças.

Por lutar pela recuperação de nossa terra Kurusu Amba, os fazendeiros já mataram 04 lideranças Guarani e Kaiowa, em 2007, rezadora Xurite Lopes, com 70 anos foi assassinada pelos grupos armados das fazendas.

Nós decidimos recuperar um pedaço de nossa terra antiga e aqui estamos sobrevivendo e resistindo há 10 anos, e todos nós vamos resistir até a morte, decidimos morrer todos juntos e não iremos sair despejados de nossa terra antiga. Essa é a nossa decisão já 10 anos.

Aqui estamos cercados de jagunço armado das fazendas, lançaram armas de fogos e tiros sobre as nossas crianças.

No dia 06 de outubro de 2014, a justiça federal em Ponta Porã-MS deferiu a ordem de despejo de nossas comunidades de tekoha Kurusu Amba nº 0001837-10.2014.4.03.6005, ordenou a força policial para atacar e expulsar nos indígenas Guarani e Kaiowa de nossas terras antigas.

Em 20 dias seremos massacrados e mortos pela justiça do Brasil. Além de ameaça de pistoleiros armados das fazendas e recebemos ameaça de massacre da justiça federal de Ponta Porã, autorizando genocídio a nossa morte indígena. Assim, a própria justiça federal e Supremo Tribunal Federal estão permitindo e autorizando genocídio e a dizimação final dos povos Guarani e Kaiowa.

Sabemos que todas as comunidades Guarani e Kaiowa das terras indígenas em regularização no Mato Grosso do Sul estão recebendo a ameaça de expulsão e massacre pela justiça federal e STF.

Diante dessas ameaças de violências da justiça brasileira, nós comunidades de Kurusu Amba comunicamos a todas as sociedades que nós vamos resistir em nosso pedaço de terra tradicional, daqui não vamos sair não, já decidimos lutar até morte aqui em Kurusu Amba.

O governo e justiça federal vão matar todos nós aqui onde estamos hoje. Há mais de 10 anos já estamos sofrendo muito em acampamento, nas barracas, as nossas crianças e idosos (as) estão morrendo, por isso, decidimos em não sair de nossa terra tradicional.

Já fomos avisados pela justiça federal de Ponta Porã que em 20 dias seremos atacados e massacrados pela força policial. Assim, temos vidas só mais 20 dias, vamos sobreviver somente mais 20 dias, já comunicamos que iremos ser atacados e mortos pela justiça federal. A nossa decisão é não sair com as vidas de nossa terra antiga.

Atenciosamente,

Assinadas comunidades Guarani e Kaiowa de tekoha Kurusu Amba, 07 de outubro de 2014.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.