Sob o tema da Romaria da Lapa: “Bom Jesus, Rosto Humano de Deus e Rosto Divino do Homem!”, membros da Comissão Pastoral da Terra/Bahia, representante do Conselho Indigenista Missionário e voluntários desenvolveram no período do novenário dedicado ao Bom Jesus (28 de julho a 06 de agosto), uma intensa campanha de divulgação, esclarecimento e coletas de assinaturas, sobre a prevenção ao combate do trabalho escravo. Com uma barraca montada na esplanada da Gruta do Bom Jesus foram distribuídos milhares de folders, contendo informações importantes sobre esta prática nefasta ainda existente no País. Foram também distribuídos cartilhas, panfletos e outros materiais contendo outras informações importantes e os telefones para denunciar a prática do trabalho escravo. Toda esta ação foi realizada no período de 30 de julho a 03 de agosto.
Na noite do dia 30/06, durante o novenário, que refletia o tema: “O Batismo de Jesus”, o Bispo da Diocese de Floriano, no Piauí, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. Chamava atenção de todos os presentes para esta situação degradante do trafico humano e do trabalho escravo, e que todos os cristãos tinham a obrigação de denunciar esta pratica. Lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano convoca a todos e todas a assumirmos esta luta, que fere a dignidade de todos os batizados. Ainda chamou a atenção para o período eleitoral que se aproxima, para que todos tem muito cuidado com o seu voto, que não se pode e nem deve se “vender nem comprar votos”, pois o voto não tem preço, tem consequência.
Segundo os organizadores da atividade, a mesma faz parte dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade 2014, e vem sendo desenvolvida pela Comissão Pastoral da Terra em todo o Brasil. De 1995 até o ano passado em um ultimo levantamento feito, mais de 49 mil pessoas, foram libertadas, principalmente no campo, nas atividades de pecuária, desmatamento, grandes lavouras, carvoarias, todas geralmente ligadas ao agronegócio. Mas, atualmente a libertação de trabalhadores em obras de construção civil, frigoríficos, nas grandes redes de lojas tem aumentado significativamente. (mais…)
Ler Mais