SP – Acordo entre CDHU e sem-teto suspende reintegração de posse por 180 dias

Reprodução/Rede Extremo Sul
Reprodução/Rede Extremo Sul

Solução foi definida após grupo ocupar prédio administrativo da CDHU; empresa do Governo Estadual afirmou que “buscará uma solução habitacional definitiva às 800 famílias que vivem na área”

da Redação Brasil de Fato

Após ocuparem o prédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no centro de São Paulo, os moradores da ocupação Jardim da União, do Grajaú (SP), conseguiram suspender a reintegração de posse do terreno por 180 dias. Na reunião com representantes do órgão, que ocorreu nesta segunda-feira (2), ficou ainda acordado que a “CDHU buscará uma solução habitacional definitiva às 800 famílias que vivem na área”. (veja aqui a ata da reunião)

Outro acordo firmado foi que a CDHU se reunirá com a Prefeitura Municipal de São Paulo para viabilizar o projeto de moradia na região. Além disso, também foi acordado incluir um auxílio de R$ 20 mil por unidade habitacional do programa Casa Paulista, no Minha Casa Minha Vida.

Antes da ocupação, os moradores, que fazem parte do movimento Rede Extremo Sul e que estão no terreno desde outubro de 2013, realizaram um protesto na avenida Paulista, contra a ordem de despejo.

Mesmo saindo vitoriosos, o tempo dessa suspensão da reintegração de posse não será de tranquilidade para o movimento.

“Esse pequeno, porém decisivo avanço, poderá se desdobrar em outros se tirarmos dele as devidas lições e a energia para melhorar nossa convivência e nossos espaços de reflexão, de planejamento, de decisão e de realização das tarefas”, disse em nota a Rede Extremo Sul.

Avanço das ocupações

A partir de junho de 2013 houve um aumento das ocupações na região. Só no Grajaú foram consolidadas 20 ocupações espontâneas. Uma das explicações para esse avanço é o aumento exponencial dos alugueis e demais custos de vida.

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo, idealizado pela prefeitura, promete a construção de 55 mil moradias, destas, 16 mil na região, número incompatível com a demanda habitacional. Hoje existe 1 milhão e 200 mil pessoas na lista por moradia com o auxílio aluguel. O valor entregue para as famílias cadastradas, gira em torno de R$ 400,00.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.