Fórum das Comunidades Tradicionais do Parque Estadual da Serra da Tiririca protesta contra a mutilação de sítio arqueológico Duna Grande

trator duna grandeA comunidade tradicional de Itaipu, Niterói, formada por pescadores artesanais e seus descendentes, vem a público denunciar o crime ambiental decorrente do Projeto Bairro Novo – Asfalto na Porta, do governo do estado do Rio de Janeiro, pela mutilação e descaracterização do sítio arqueológico Duna Grande e seu entorno, monumento símbolo da Arqueologia Brasileira, de acordo com o IPHAN.

O manilhamento da rua já foi iniciado, provocando destruição brutal da restinga e do sítio junto à Lagoa de Itaipu, que deságua no mar. Este sítio arqueológico faz parte da história da comunidade, pois no seu entorno deu-se o início do povoamento tricentenário de Itaipu, sendo que este povoamento pré-histórico, histórico e o atual, estão devidamente documentados no Museu de Arqueologia de Itaipu, junto à praia.

É inadmissível a descaracterização completa de um bairro reconhecido nacionalmente por sua paisagem notável, que também é tombada pelo INEPAC, compondo este conjunto de ruas e belíssimos monumentos arquitetônicos centenários, como a Igreja de Itaipu e Museu de Arqueologia, entremeado pelas casas antigas de pescadores e seus descendentes, formando um bairro de extraordinária beleza.

Toda esta harmonia cênica vem sendo francamente desconsiderada por um projeto burocrático que trata simplesmente de colocar asfalto de qualquer jeito nas ruas, sem considerar as peculiaridades paisagísticas e etnográficas locais e as reais necessidades de seus moradores. Até mesmo o potencial ecoturístico local está sendo afetado por esta verdadeira barbaridade.

Por fim, a Lagoa de Itaipu, que faz parte da recém criada Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, também sofrerá o assoreamento resultante da drenagem da rua, que, arenosa, não necessita de forma alguma de pavimentação asfáltica, constituindo-se esta numa total aberração da gestão pública, que gasta recursos preciosos em drenar o que já é drenado, e em asfaltar o que não necessita ser asfaltado.

Fórum das Comunidades Tradicionais do Parque Estadual da Serra da Tiririca
Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Itaipu – que no dia 3/06/14 votou em maioria pelo repúdio ao projeto.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Eliana Leite.

Comments (1)

  1. QUERM ACABAR COM A NOSSA HISTÓRIA. NITERÓI É A ÚNICA CIDADE BRASILEIRA FUNDADA POR UM ÌNDIO E MESMO ASSIM QUEREM APAGAR MAS UM CAPITULO DA NOSSA CULTURA.
    POXA GENTE: RESPEITEM QUEM AMA A TERRA ONDE NASCEU.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.