Informativo da Aty Guasu: Líder Valmir Guarani Kaiowa é cercado e preso por quatro homens desconhecidos na cidade de Amambai-MS

 

Aty Justiça e PazAty Guasu

O líder Valmir Guarani Kaiowa de tekoha Guaiviry-Amambai-MS, genro de cacique Nisio Gomes, no dia 02/06/2014 por volta da 10 horas, foi cercado e pego/preso pelos 4 homens não indígena desconhecidos na rua de cidade de Amambai-MS. O Valmir Guarani kaiowa foi levado a força no interior de um carro onde os olhos dele foram vedados e amarrados os braços. Ele foi deixado amarrado no pé de árvores no interior da mata mais de 50 km da cidade Amambai-MS.

Os 4 homens armados lançaram vários tiros no pé de ouvidos do Valmir já amarrado. Colocaram o veneno na boca do Valmir . os 4 homens armados deixaram amarrado o Valmir. Por volta da 15:00 horas o Valmir conseguiu se desamarrar e sobreviveu e saiu na estrada publica e pediu o apoio e acionou a FUNAI de Amambai.

O Valmir relatou que ele sofreu tortura e foi deixado amarrado no mato para morrer: ” Me amarraram e falaram para mim que é para morrer lá que ninguém irá me encontrar mais, um líquido amargo colocaram na minha boca,pediram para engolir” depois deu vários tiros no meu ouvido e não ouvi mais, fiquei surdo um poucos, depois eles (04) foram embora no carro”.

É importante relatar que o Valmir é testemunha chave no caso de assassinato de cacique Nisio Gomes cadáver escondido pelos pistoleiros das fazendas da região de Amambai e Aral Moreira-MS. O Valmir está no programa de proteção da Secretaria do Direitos Humanos.

Diante do fato terrorista promovida contra a vida da liderança Valmir guarani Kaiowa, nós lideranças pedimos a investigação rigorosa pelas autoridades federais. Todas as lideranças Guarani e kaiowa, Terena, estão sofrendo a ameaça de morte pelos fazendeiros.

Pedimos justiça e punição aos pistoleiros e aos mandantes/ fazendeiros.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ana Beatriz Lisboa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.