Para o MPF, é fundamental encurtar procedimentos, facilitar a qualificação profissional e encaminhar os imigrantes ao mercado de trabalho
Com objetivo de verificar a situação dos imigrantes haitianos no Brasil, o procurador federal dos direitos do cidadãos, Aurélio Rios, irá à cidade de São Paulo na manhã da próxima segunda-feira, 5 de maio. Rios visitará abrigos provisórios nos quais os imigrantes estão instalados e participará de uma reunião com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa Arruda, na qual serão discutidos o apoio aos imigrantes e a criação de um centro de acolhimento e abrigo com apoio estadual e municipal.
Participarão do encontro a coordenadora do Núcleo Operacional (Naop) da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) da 3ª Região, Geisa Rodrigues, e a procuradora da República em São Paulo Fernanda Teixeira. Também estarão presentes na reunião representantes do Ministério Público do Trabalho e da ONG Conectas.
Durante a visita, o papel do MPF será dialogar com várias instâncias do Estado a fim de obter soluções efetivas para acolhimento e regularização dos imigrantes. “O Estado brasileiro decidiu conceder visto humanitário aos haitianos. Isso tem consequências e não pode ser apenas um carimbo”, analisa o representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF. A PDFC também faz parte do grupo criado pelo Ministério da Justiça para pensar novas soluções para a situação dos estrangeiros no país. (mais…)