Convocatória do ato unificado “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar”, em 31 de março de 2014, a partir das 10h, no pátio externo do prédio da Rua Tutoia, nº 921
Viomundo – No dia 31 de março de 2014, completam-se 50 anos do golpe que instituiu a ditadura militar brasileira.
As práticas de repressão e de violência de Estado que marcaram o período autoritário ainda permanecem ocorrendo contra a população pobre e negra da periferia, bem como contra as manifestações populares que têm sido realizadas e todo o país.
Para completar a situação, há propostas de reformas legislativas conservadoras – lei antiterror, regulamentação das manifestações e a Portaria do Ministério da Defesa intitulada “Garantia da Lei e da Ordem” – visando coibir os protestos e amedrontar os manifestantes. Isso só incentiva a já tradicional truculência das Polícias Militares.
Diante desse cenário de continuidade das violações de direitos humanos, diversas organizações da sociedade civil e Comissões da Verdade estão construindo um ato político-cultural unificado para marcar essa lamentável efeméride e exigir a punição dos torturadores, assassinos e ocultadores de cadáveres da ditadura e da democracia.
O valor simbólico de realizar o ato “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar” nesse prédio tombado da Rua Tutoia, que abrigou o DOI-CODI e que agora deve ser convertido em um lugar de memória, é enorme para o movimento de direitos humanos em nosso país.
Por essas razões, as entidades e organismos que assinam a presente convocatória chamam a todas e todos para participarem e divulgarem esse ato no dia 31 de março de 2014, a partir das 10h, no pátio externo do prédio da Rua Tutoia, nº 921.
Que 2014 seja não apenas o ano da verdade, mas também o da justiça.
Ditadura Nunca Mais! Punição aos Torturadores de Ontem e de Hoje!
Para novas adesões, enviar mensagem até dia 10 de março de 2014 para o email [email protected]. gov.br. Uma reunião das entidades para preparação do ato está marcada para o dia 11 de março de 2014, a partir das 11h, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de SP.
- Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”
- Armazém da Memória
- Centro Acadêmico XI de Agosto – Faculdade de Direito da USP
- Coletivo Merlino
- Coletivo Político Quem
- Comissão da Verdade da UNIFESP “Marcos Lindenberg”
- Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
- Comitê Paulista Pela Memória, Verdade e Justiça
- Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP/SP
- Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo
- Kiwi Companhia de Teatro
- Projeto Memória da Oposição Metalúrgica
- Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo
- Teatro Studio Heleny Guariba
Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.