
Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental
Esta madrugada, o escritório da Coordenação Técnica Local da Funai na aldeia Jaguapiru foi arrombado e invadido. Todos os equipamentos foram destruídos, incluindo a documentação de indígenas, arquivada em pastas. Evidentemente, as famílias das aldeias Jaguapiru e Bororó, na reserva de Dourados, serão prejudicadas.
Trata-se de mais uma ação terrorista de ameaça e intimidação a indigenistas, técnicos e funcionários, bem como de destruição de patrimônio público. O clima é de medo entre os servidores.
Isso não pode continuar: o governo federal tem a obrigação de usar seu poder policial para evitar que fatos como esse continuem a ocorrer, principalmente no Norte e Centro-Oeste. Isso se chama terrorismo, Presidente Dilma!
O sucateamento de outros órgão já aconteceram em governos passados e agora embora tivessem sido criados vários ministérios, estamos assistindo esta ação terrorista. Lamentável, os indigenistas não ter nem proteção e nem são ouvidos pelo governo, por nenhum representante do governo, num sinal de desmantelamento. Neste pontos onde os registros foram destruídos houve uma tentativa de acabar com a identidade dos nossos índios, dos registros e de suas reivindicações. Aqui neste país manda quem fala mais alto, a elite que precisa de afastar os índios do caminho para criar mais um espaço.