A fábula do índio no Brasil, por Eustáquio José [Ótimo!]

índiosPor Eustáquio José em Eu sou caturro…

Esse tema pediu uma caturrice (por isso eu vim falar aqui e não no blogue Um Brasil de Verdade no qual costumo tratar os assuntos indígenas). Por vocação existencial este espaço é de maior ironia e de maior questionamento/sarcasmo. Então vamos lá!

Eu li esse post chamado: O que está acontecendo com nosso país? Revolução Indígena IV já. Esse texto foi escrito por Paulo Villas-Boas, permito-me chamá-lo de um participante da confraria caturra pelo seu dinamismo e pela sua atitude sempre crítica diante do incômodo que cala tanta gente. O Villas-Boas chama atenção para as pérolas do PT e da presidente Dilma na relação com as questões indígenas (e olha que parece que há aqui uma brincadeira de esconde-esconde, sem graça, diga-se de passagem, na qual a presidente finge que está a favor do índio, mas permite uma comissão para demarcação de terras formada essencialmente por ruralistas).

A presidente não é a responsável pelos assuntos legislativos. Nós não somos alunos relapsos e não esquecemos da lição do artigo segundo da Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988 (leiam aqui o artigo segundo). No entanto a presidente finge estar do lado do índio e, conquanto, permite que essas comissões e os interesses indígenas sejam deixados aos ditames inconstitucionais (e contra isso ninguém faz nada) dos melindres dos pecuaristas que ainda têm a empáfia de dizer que os ÍNDIOS invadiram as terras dos agricultores. Ou eu faltei a aula de História ou tive um surto esquizofrênico e não entendi que quando, há aproximadamente 30 mil anos atrás, os primeiros indígenas estavam nas Américas, os pecuaristas já estavam aqui produzindo seus bens como leite, carne e soja. 

Ainda nessa estranha situação histórica, o PT, que é aliado do PMDB (partido que abriga os grandes ruralistas do Brasil, inclusive os de estirpe conservadora e reacionária mais condizentes com o ideário da antiga ARENA, vejam só que curioso isso!) insiste em se dizer progressista e socialista (sic) enquanto os índios são expostos a estes senhores de terra no que deveria ser uma “comissão de demarcação das terras indígenas). Eu lembro que a mesma CF 88 diz (ou tenta dizer, mas parece que foi escrita em sânscrito ou em qualquer língua morta antiga) que o índio e o quilombola, têm direito à terra e a lei, ah a lei, os protegeria. Ledo engano! Estou mais com o Paulo Villas-Boas, grande caturro, quando este diz: faça-me o favor!

E a fábula se espalha! A história é bem contada! Ninguém faz nada. Cadê a oposição numa hora dessas? Está do lado da situação, afinal os ruralistas dominam o Congresso Nacional. Onde estão os oposicionistas de partidos nacionalistas nessa hora? Calados, afinal o índio nem é lá tão importante assim para eles, não se encaixam no estatuto do programa nem são lá elementos de condição partidária. Eu falo de TODOS os partidos, e não de ALGUNS. TODOS os partidos parecem ter fechado os olhos para essas questões do índio no Brasil e o POVO, quase todo ele, também não está nem aí. Afinal o índio tem fama de preguiçoso e tem gente que odeia (aliás no centro-oeste, pólo de ruralismo no Brasil, esse ódio é disseminado).

E eu vos declaro caturramente informados. Façam desta informação aquilo que muito bem entenderem. E, por favor, não digam amém!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.