Informe enviado via Aty Guasu:
29 de outubro de 2013, Yvy Katu. Japorã, MS
Hoje temos uma grande reunião na terra sagrada Yvy Katu com presença da policia federal, Ministério Público Federal, as lideranças estão mobilizadas para comparecer em peso a partir das 13:00 horas da tarde.
Em 2006 foi demarcada 7.454 hectares de terras reconhecidaa como Terra Indígena, mas até o momento o governo não fez nada.
Hoje retomamos todas as fazendas e não vamos sair mais, declaram as lideranças indígenas. “Não adianta a Funai agora querer amenizar as coisas. Hoje não tem mais negociação, demos 10 anos de prazo ao governo, à Funai e aos proprietários. Chegou o momento que não podemos esperar mais”, fala uma outra liderança.
Hoje os proprietários têm que pressionar o governo para indenizar e ressarcir eles pelos trabalhos e pela terra. Os Guarani não vai negociar mais com os fazendeiros e nem com o governo.
Chega de esperar, nossas crianças estão morrendo de desnutrição, tá aumentando violência na aldeia, várias coisas ruins está acontecendo na aldeia.
Precisamos de espaço para tratar das crianças e jovens, para educar no nosso modo de ser Guarani. Se não tivermos esse espaço, corremos perigo até de perder nosso modo de ser e de viver como guarani.
Aty Guasu divulguem isso pelo nosso povo
Até breve. Guaraniete Mirî.