Os modos de produção no campo mudaram muito nas últimas décadas e grande parte dos alimentos que consumimos, especialmente nas grandes cidades, vem de grandes produtores, da agroindústria. Para otimizar a produção agrícola, os produtores recorrem ao uso de agrotóxicos em larga escala para combater pragas, que quando não se planta em grandes monoculturas são mais facilmente combatidas de forma natural. O problema desse uso de agrotóxicos é que muitas vezes eles têm efeitos nocivos não só para as pragas que combatem como para a saúde de quem consome os alimentos.
Agrotóxicos e modos de produção agrícola estarão em debate no Sala de Convidados da próxima terça-feira (22), às 11h, no Canal Saúde. Excepcionalmente, o programa será gravado na segunda-feira (21), por isso não haverá participação ao vivo, mas será possível adiantar as perguntas sobre o tema por e-mail e telefone.
O programa vai discutir se as pessoas têm consciência da quantidade de agrotóxicos que estão consumindo em alimentos teoricamente saudáveis que comem, como legumes, verduras e frutas. Também será debatida a relação que o modo de produção agrícola adotado tem com a quantidade de agrotóxicos que chega a nossa mesa.
Quais as opções? É possível reduzir a quantidade de agrotóxicos ingerida sem modificar o modo de produção no campo? Alimentos orgânicos podem ser uma solução em maior escala? Qual a legislação em vigor sobre o tema? Quais os riscos oferecidos? As quantidades toleráveis? Quais são as linhas de discussão? O que é possível fazer para se proteger? Essas e outras questões estarão em debate neste Sala de Convidados.
Sobre o Sala de Convidados
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.
Participação
O Sala de Convidados desta semana será excepcionalmente gravado, por isso não será possível participar ao vivo, mas você pode antecipar suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.