Notícias do Campo – Os Movimentos Sociais do Estado do Rio Grande do Norte, juntamente com diversas entidades organizadas, instituições públicas e universidades, vêm a público manifestar seu repúdio à conduta do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, na região da Chapada do Apodi/RN. Por diversas vezes, com início na primeira semana de setembro, máquinas têm entrado nas propriedades dos agricultores sem qualquer permissão legal, derrubando cercas, devastando a mata, afugentando e matando animais.
É inaceitável a ação do DNOCS que, sob a justificativa da implantação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi – já uma grande violação aos direitos humanos, com a expulsão de mais de 6.000 agricultores de suas terras – continue de forma arbitrária com atos de desrespeito à população local.
Há muito os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil apontam a inviabilidade técnica do projeto, que ainda fará desaparecer cerca de 30 comunidades rurais junto com seus aspectos culturais, históricos e sócio-econômicos próprios, hoje referência nacional em produção agroecológica e familiar.
O Projeto da Morte, a cada dia, mostra suas posturas arbitrárias e antidemocráticas. Aceitar sua continuidade, nos moldes até agora propostos, é assumir o risco do dispêndio de milhões de reais dos cofres públicos sem nenhuma perspectiva de resultado econômico e social além de servir como propulsor de uma das maiores tragédias do sertão nordestino dos últimos cem anos.
Lutamos por um projeto de vida que respeite a agroecologia e a agricultura familiar, bem como as formas tradicionais de produção, resistência e cultura dos agricultores.
NÃO AO PROJETO DA MORTE NA CHAPADA DO APODI!
NÃO ÀS AÇÕES DO DNOCS NAS COMUNIDADES!
NÃO AO AGRONEGÓCIO!
_______________________________________
Assinam esta Nota:
- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi STTR
- Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra
- FETRAF-RN I FETARN
- CUT
- Comissão Pastoral da Terra – CPT
- Marcha Mundial de Mulheres MMM
- Centro Feminista 08 de Março
- ASA Potiguar
- COOPERVIDA
- CENTRO TERRA VIVA
- SEAPAC
- SER-TÃO: assessoria jurídica e educação popular
- Via Campesina
- Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH
- MIRE – mística e revolução
- Pastoral Operária
- DCE UERN
- DCE UFERSA
- Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC
- Coletivo DIVERGEN.
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.