Hoje acontece um grande ato público que reunirá indígenas, quilombolas, camponeses e ativistas, às 16h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF). Só de representantes de comunidades indígenas de todo País, pelo menos 1,2 mil participarão da manifestação, que faz parte da Mobilização Nacional Indígena, confirmada para esta semana, entre os dias 30/09 e 05/10. Além do ato em frente ao Congresso, estão previstas audiências públicas na Câmara e no Senado, reuniões e visitas com autoridades do Executivo e Judiciário.
Acontecerão atos em pelo menos outras três capitais (São Paulo, Belém e Rio Branco) e em algumas cidades do interior. Estão previstos protestos em frente às embaixadas brasileiras de Londres e Berlim.
A mobilização foi convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em defesa à Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais e o meio ambiente. No dia 05/10, a Carta Magna completa 25 anos.
As manifestações são apoiadas por organizações indígenas e indigenistas, como o Instituto Socioambiental (ISA), o Conselho Missionário (Cimi) e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), mas também por outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil, como Greenpeace, Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (Conaq) e Movimento Passe Livre (MPL).
O objetivo é protestar contra o ataque generalizado aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia.
A Mídia NINJA estará presente acompanhando, transmitindo e registrando este importante momento de articulação dos povos originários pressionando os poderes estabelecidos e cobrando o que é seu por direito: suas terras e seus costumes.