Morte e vida Amarilda, por José Ribamar Bessa Freire

amarildo foto 2

Taqui Pra Ti – Guardem essa data, que ela é quente: 14 de julho de 2013. Na França, o povo comemora nas ruas mais de dois séculos da queda da Bastilha. Em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, às 20h15, termina o jogo Flamengo x Vasco. Nessa hora, no Rio, na Rocinha, vários policiais militares, entre eles o soldado Douglas Roberto Vital, o “Cara de Macaco”, prendem o ajudante de pedreiro, Amarildo Dias de Souza, diante de uma birosca perto de sua casa. Ele é levado à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local “para prestar esclarecimentos”. Nunca mais foi visto. Até hoje.

Amarildo ainda ouviu os flamenguistas comemorarem o gol no final do primeiro tempo, mas não chegou a comer o peixe que ele havia pescado naquele dia e que sua mulher acabara de fritar. Nascido e criado na Rocinha, o ajudante de pedreiro, 43 anos, carteira assinada com salário mensal de R$300, vivia com a mulher Elisabete e seis filhos num barraco de um só cômodo, sem banheiro, com esgoto a céu aberto, numa área com muitos casos de tuberculose, verminose, hepatite, diarreia e disenteria. (mais…)

Ler Mais

O território, por Milton Santos

MiltonSantos1

“O território é onde vivem, trabalham, sofrem e sonham todos os brasileiros. Ele é, também, o repositório final de todas as ações e de todas as relações, o lugar geográfico comum dos poucos que sempre lucram e dos muitos perdedores renitentes, para quem o dinheiro globalizado – aqui denominado ‘real’ – já não é um sonho, mas um pesadelo”.

(Milton Santos: “O chão contra o cifrão”. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 fev.1999. Caderno Mais, p.5.)

Ler Mais

Toda a obra de Chopin, Schubert, Brahms e Haydn para ouvir on-line ou download

Chopin, Schubert, Brahms e Haydn

Por Tainá Corrêa em Revista Bula

O site Classical Music, especializado em compositores clássicos, disponibilizou toda a obra de Frédéric Chopin, Franz Schubert, Joseph Haydn e Johannes Brahms para audição on-line. As peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados. As obras também estão disponíveis para download gratuito, que são limitados ao número de oito por dia. Entretanto, com uma contribuição de 40 reais, todo o conteúdo do site, cerca de 30 mil horas de música, ficará disponível para downloads ilimitados.

Além de Chopin, Schubert, Haydn, Bra­hms (e Bach, Beethoven e Vivaldi, publicados anteriormente), outros 4 mil compositores também podem ser ouvidos ou baixados, embora suas obras estejam disponibilizadas em número menor. No site também é possível criar playlists com os compositores preferidos. (mais…)

Ler Mais

Toda a obra de Bach, Beethoven e Vivaldi para ouvir on-line ou download

Bach, Beethoven, Vivaldi

Por Carlos Willian Leite em Revista Bula

O site Classical Music, especializado em compositores clássicos, disponibilizou toda a obra de Johann Sebastian Ba­ch, Ludwig van Beethoven e Antonio Vivaldi para audição on-line. As peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados. As obras também estão disponíveis para download gratuito, que são limitados ao número de oito por dia. Entretanto, com uma contribuição de 40 reais, todo o conteúdo do site, cerca de 30 mil horas de música, ficará disponível para downloads ilimitados.

Além de Bach, Beethoven e Vivaldi, outros 4 mil compositores também poder ser ouvidos ou baixados, embora suas obras estejam disponibilizadas em número menor. No site também é possível criar playlists com os compositores preferidos. (mais…)

Ler Mais

A obra completa de Bach para download gratuito

bach-620x400Por Tainá Corrêa em Revista Bula

O site Block Music Records em parceria com a School of Music at the University of Michigan disponibiliza para download gratuito a obra completa de Johann Sebastian Bach gravada em órgão barroco. As gravações foram feitas pelo professor, compositor e músico James Kibbie, da Universidade de Michigan, entre 2007 e 2009, em Leipzig, Alemanha.

O órgão é um dos instrumentos musicais mais antigos da tradição musical do Ocidente. Foi o primeiro instrumento de teclas. Sua sonoridade é a mais ampla de todos os instrumentos musicais: variando em timbre, altura do som e amplitude. O órgão barroco surgiu no final do século 16 e está presente em diversas escolas de organaria (órgão italiano, órgão francês, órgão ibérico, órgão alemão). Existem ainda órgãos ditos neobarrocos, que se basearam em modelos antigos ou históricos, pretendendo imitar as características técnicas, acústicas de uma determinada escola de organaria antiga.

Johann Sebastian Bach, músico alemão, nasceu em março de 1685 e morreu em julho de 1750 e é considerado um dos maiores compositores da história. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão “Concertos de Brandenburgo”, “O Cravo Bem-Temperado”, “Sonatas e Partitas para Violino Solo”, “Missa em Si Menor”, “Tocata e Fuga em Ré Menor”, “Paixão Segundo São Mateus”, “Oferenda Musical” e “Arte da Fuga”. (mais…)

Ler Mais

25 mil imagens de obras de arte em alta resolução para download gratuito

renoir-620x400

Por Tainá Corrêa na Revista Bula

A National Gallery of Art (Galeria de Arte Nacional), localizada em Washington, Estados Unidos, em parceria com a fundação Samuel H. Kress, disponibilizou para download gratuito 25 mil imagens de obras de arte em alta resolução. As imagens estão divididas por categorias ou podem ser consultadas por  meio da busca pelo nome do autor ou título da obra.  (mais…)

Ler Mais

MA – Político quer expulsar quilombolas de área certificada pelo Governo Federal

Quilombolas do Lago do Coco, MAPor Aldir Dantas, em 

Trabalhadores a trabalhadoras rurais da comunidade quilombola Lago do Coco, no município de Matões do Norte, estiveram ontem na Superintendência Regional do Incra para cobrar agilidade do órgão para a regularização fundiária da área. O presidente da Associação Quilombola Lago do Coco, Francisco Xavier Casanova,  denunciou  que vêm sofrendo ameaças de jagunços de um político que estão impedindo deles fazerem as suas roças e solicitaram do Incra para agilizar a Delegacia de Polícia Especializada em Conflitos Agrários para intervir no problema.

De acordo com certidão de  que o órgão tem em seu poder, a certificação de que área Lago do Coco é área quilombola, autodefinida  em  certidão através  da Fundação Cultural Palmares. Como o problema relacionado à Lagoa do Coco constou da pauta do Grito da Terra 2013, o grupo de trabalhadores e trabalhadoras rurais se dirigiu depois para a FETAEMA para relatar os fatos e pedir apoio para defesa que precisam diante das ameaças.

O advogado Diogo Cabral deve ir à área e manter entendimentos com o Incra e a  Ouvidoria Agrária Regional, visando uma solução para o problema. A questão maior é que um político com a prepotência que lhes é inerente, afirma através de seus jagunços que não tomará conhecimento de nada, e que vai expulsar os quilombolas da área. O problema tende a esquentar.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Régis.

Ler Mais

Processo no STF pode incluir homofobia como crime de racismo

marcha-homofobia-232x155A ação está em andamento no Supremo Tribunal Federal tendo Ricardo Lewandowski como relator

Por Leiliane Roberta Lopes em GolspelPrime

Desde de maio de 2012 o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa um Mandado de Injunção (MI) apresentado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) que pede a inclusão da homofobia e da transfobia (repulsa contra transexuais) na lei que pune o crime de racismo.

A ideia do texto do MI 4733 é punir “a violência física, os discursos de ódio, os homicídios, a conduta de ‘praticar, induzir e/ou incitar o preconceito e/ou a discriminação’ por conta da orientação sexual ou da identidade de gênero”.

O mandado é um resumo do polêmico PL 122/2006 que está parado no Congresso Nacional. Com a aprovação dos ministros do STF, o Congresso seria obrigado a incluir os crimes citados como “discriminações atentatórias a direitos e liberdades fundamentais”.

O relator do processo é o ministro Ricardo Lewandwski e o último parecer registrado na ação tem data do dia 14 de agosto dizendo que a Procuradoria Geral da República “opina pelo não cabimento do mandado de injunção, com a consequente extinção do feito sem julgamento de mérito”.

Para acompanhar acesse: www.stf.jus.br.

Ler Mais

MS – Professor indígena de Caarapó é o primeiro a tomar posse como concursado na UFGD

Eliel BenitesPor José Carlos em CaarapoNews

Exemplo de vida, superação, perseverança, orgulho, são algumas das muitas palavras que mais combinam nesse momento com o indígena, Eliel Benites (34). É que o mesmo no último dia 26, tomou posse como professor do quadro efetivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O representante da Aldeia Te´ýikue passou no concurso de professores na UFGD, ocorrido no primeiro semestre deste ano. Sendo assim o primeiro professor Guarani/Kaiowá a conseguir tamanha façanha.

De acordo com a professora Anari Nantes, o professor Eliel Benites, nasceu na Aldeia Te´ýikue e como toda criança indígena teve uma infância muito simples e cheia de desafios. Sendo que o primeiro enfrentado foi o de ser alfabetizado na Língua Portuguesa, quando tinha o guarani como língua materna. O segundo foi vir estudar na escola da cidade a partir da 5ª série, quando tinha que levantar todos os dias às 4h da manhã. No inverno e dias de chuva a situação ficava ainda pior. (mais…)

Ler Mais

Polícia reconstituirá percurso de Amarildo até a UPP da Rocinha

Douglas Corrêa* – Agência Brasil

Rio de Janeiro – O advogado João Tancredo, que defende a família do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, 47 anos, desaparecido desde 14 de julho quando foi levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na Gávea, entrou, nesta semana, na Justiça, com pedido de indenização ao Estado pelo desaparecimento da vítima. “Embora o corpo não tenha aparecido, todos nós sabemos, parece bastante óbvio, que Amarildo foi morto dentro da unidade policial não temos mais dúvida disso, e a família tem certeza e de lá retiraram seu corpo”, disse.

A Divisão de Homicídios realizará, no início da semana, a reconstituição dos passos de Amarildo de Souza, desde a hora em que ele foi retirado de casa, na Rua Dois, e levado para a subsede da UPP e, de lá, transferido para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora, na parte alta da Rocinha, sem nunca mais ter sido visto.

Segundo o advogado, Amarildo de Souza foi morto dentro da sede da UPP da Rocinha e não existe nenhuma outra prova de que a vítima saiu de lá andando. João Tancredo disse que tem duas câmeras que estão posicionadas entre 10 e 20 metros da sede da UPP e estavam desligadas. “Mas tinham outras duas mais abaixo da UPP, tanto que filmaram o veículo policial entrando na unidade e uma outra na escadaria, que seriam os dois locais por onde Amarildo poderia ter saído, não tem outra saída”, defendeu. (mais…)

Ler Mais