BA – Ilhéus: Índios fecham a ponte do Pontal

Foto: Potyra Tê
Foto: Potyra Tê

Em Ilhéus 24H

Índios Tupinambá interditaram na manhã de hoje a ponte do Pontal, única saída para a zona sul da cidade.

Os índios pediam agilidade da justiça na demarcação de terras e a suspensão da ordem de reintegração de posse de uma área onde vivem dezenas de famílias indígenas.

Na última semana, o judiciário determinou a saída dos Tupinambá de um sítio em Olivença para que uma empreiteira de fora do País ocupe a área. O horário do protesto foi estratégico, pois se aproximava do meio dia e o movimento na ponte cresce significativamente nesse horário. 

Em nota, lideranças indígenas pediam audiência com o governador Jaques Wagner e afirmavam que o protesto de hoje é para “contrapor as manifestações promovidas e patrocinadas pela Confederação Nacional de Agricultura, que representa o ruralismo anti-indígena, responsável pelo ataque à legislação ambiental, que resultou na aprovação do novo Código Florestal em 2012, e pelo atual ataque aos seus direitos no Congresso Nacional”.

A nota fala também da “inoperância da Funai” em relação às demarcações e “o envolvimento do Poder Público de Ilhéus nestas ações [de desapropriação].

Com informações do Blog Agravo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Potyra Tê Tupinambá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.