Em Ilhéus 24H
Índios Tupinambá interditaram na manhã de hoje a ponte do Pontal, única saída para a zona sul da cidade.
Os índios pediam agilidade da justiça na demarcação de terras e a suspensão da ordem de reintegração de posse de uma área onde vivem dezenas de famílias indígenas.
Na última semana, o judiciário determinou a saída dos Tupinambá de um sítio em Olivença para que uma empreiteira de fora do País ocupe a área. O horário do protesto foi estratégico, pois se aproximava do meio dia e o movimento na ponte cresce significativamente nesse horário.
Em nota, lideranças indígenas pediam audiência com o governador Jaques Wagner e afirmavam que o protesto de hoje é para “contrapor as manifestações promovidas e patrocinadas pela Confederação Nacional de Agricultura, que representa o ruralismo anti-indígena, responsável pelo ataque à legislação ambiental, que resultou na aprovação do novo Código Florestal em 2012, e pelo atual ataque aos seus direitos no Congresso Nacional”.
A nota fala também da “inoperância da Funai” em relação às demarcações e “o envolvimento do Poder Público de Ilhéus nestas ações [de desapropriação].
Com informações do Blog Agravo.
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Potyra Tê Tupinambá.