Nota do MST-RJ sobre atrocidade e desrespeito à humanidade no Açu

size_590_bandeira-mstOntem (01/08/2013) pela manhã, o governo Cabral/Eike cometeu mais uma atrocidade. Longe dos holofotes da cidade do Rio de Janeiro, o palco voltou a ser nas terras do Açu, em São João da Barra, onde empresa LLX está construindo seu porto.

Enquanto algumas famílias choravam a morte do Sr. José Irineu Toledo, agricultor da região que falecera em Campos, abutres ligados à burocracia do Estado e da CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro) invadiram as suas terras no Açu.

A ação só se explica através de um Estado burguês, que para garantir as bases de sustentação da acumulação máxima de capital a um grupo falido, como é o caso do Eike Batista, expropria as terras dos camponeses, os expulsa, retira seus meios de produção e instrumento de trabalho e destrói a sua cultura, a sua história e os impede que continuem plantando, colhendo e alimentando a todos nós.

O que mais causa indignação é a naturalização dessas violações dos direitos mais fundamentais desses trabalhadores, por alguns segmentos da sociedade. É no mínimo indignante. Só nestas últimas semanas, temos conhecimento de três mortes relacionadas a processos depressivos de camponeses que foram expulsos de suas roças.

Aos camponeses e camponesas pescadoras pescadores do Açu – São João da Barra, e em particular à família Toledo, a nossa solidariedade!

MST-RJ, com informações da professora Ana Maria Costa (UFF).

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.