Informativo do Conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá: Ambulância da Secretaria Especial da Saúde Indígena – SESAI – de Iguatemi-MS se recusou a transportar e socorrer uma mulher gestante do tekoha Pyelito Kue/Mbarakay

Aty Guasu

Liderança Guarani e Kaiowa de tekoha Pyelito kue/Mbarakay-município de Iguatemi-MS comunica que ontem 29 de julho de 2013, a ambulância da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) não entrou no acampamento Pyelito kue para socorrer uma paciente indígena gestante. No dia 29/07/2013, desde 7 horas de manhã, a mulher gestante (Michele) já se encontrava no momento de dar à luz um bebê.

A ambulância da SESAI de Iguatemi-MS foi acionada, mas não entrou no acampamento Pyelito kue. A equipe da SESAI aguardou a paciente gestante a 3 km do acampamento Pyelito Kue, isto é, a ambulância se negou a pegar mulher gestante no acampamento, assim ficou aguardando a paciente na estrada pública, 3 km do Pyelito kue.

Diante disso, um grupo de homens e mulheres indígenas transportou a mulher gestante até ambulância que estava a 3 km do acampamento PYELITO KUE. Antes mesmo de chegar à ambulância, por volta da 11 horas, o bebê Guarani Kaiowa da Michele nasceu no meio da trilha do tekoha Pyelito kue e a mulher passou mal e está em estado grave. O motivo é que equipe da SESAI não quer entrar no acampamento do Pyelito kue para transportar e socorrer a mulher gestante. A entrada já está autorizada pela justiça federal, mas a ambulância da SESAI não chegou ao acampamento Pyelito kue para socorrer a paciente gestante.

Assim, claramente, a equipe da SESAI se recusou de entrar até Pyelito kue. Diante disso, nós lideranças e comunidades Guarani e Kaiowá do Pyelito kue/Mbarakay estamos indignados e constrangidos com a posição da equipe da SESAI. Comunicamos ao Ministério Público Federal para tomar a providencia cabível ao caso.

Atenciosamente,
Tekoha Pyelito kue/Mbarakay-Iguatemi-MS, 30 de julho de 2013.
Lideranças do tekoha Pyelito kue e Mbarakay-Iguatemi-MS.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.