“Obrigado, Brasil!”: Jornal alemão agradece protestos brasileiros contra os grandes eventos

Zeit Obrigado Brasil

O jornal Zeit citou as manifestações e fez criticas quanto as organizações dos mega eventos

GOAL – O jornal alemão Zeit publicou uma matéria sobre as manifestações populares que acontecem no Brasil durante o período da Copa das Confederações.

Na publicação, o diário germânico agradeceu as críticas do povo brasileiro quanto as organizações dos torneios promovidos pela Fifa e Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com o jornal, o Brasil está fazendo aquilo que os alemães na Copa de 2006 e os sul-africanos que sediaram o último Mundial deveriam ter feito: questionar os procedimentos da Fifa quanto à realização de um evento como a Copa do Mundo. De acordo com o Zeit, “finalmente uma democracia se levanta contra a Fifa, uma entidade antidemocrática”.

“As principais federações desportivas terão de repensar as suas condutas. Isso será bom para todos, incluindo atletas e competições, os quais antes só ficaram às margens nesses grandes eventos. Por isso: obrigado, Brasil!”, exclamou o Zeit.

“Os protestos (no Brasil) não só atestam a maturidade democrática de um País que foi governado por generais por 30 anos. Eles estabelecem que até mesmo os gigantes do esporte (futebol) deram um sinal de parada: (vamos) até este ponto, e não mais”, relatou a matéria.

De acordo com a publicação, um estudo dinamarquês em 2001 apontou que é cada vez mais difícil grandes eventos serem realizados em locais regidos pela democracia. Zeit acrescentou que devido aos valores envolvidos, Viena e Graubünden se recusaram a sediarem os Jogos Olímpicos.

“O Brasil podia ser visto como uma exceção nesse cenário. As consequências podem ser vistas agora. A Fifa e o COI agora vão se fazer perguntas, diante das imagens das ruas (…). Os eventos precisam ser humildes, individuais e transparentes”, complementa o jornal alemão.

Por fim, o diário citou que a maneira como o governo brasileiro aceitou as exigências da Fifa e do COI fez com que a população se revoltasse além dos problemas já existentes no país.

“Os contratos restritivos (da Fifa), no valor de bilhões, preveem um completo alívio fiscal, além de prever a exclusividade para patrocinadores bilionários, além de demandas ainda maiores para estádios, hotéis e aeroportos”, concluiu o jornal.

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Sonia Rummert.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.